GESTÃO DE PESSOAS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO SETOR PRIVADO: estudo do clima organizacional

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 239


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Karla Roberta Santos , Danielle Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
O clima organizacional possui relevante poder de influência dentro de uma organização, principalmente no que diz respeito a produtividade de seus colaboradores. Alguns outros fatores como cultura organizacional, comunicação e relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho são de grande valia para a compreensão do tema proposto. Com base nisso, este estudo foi realizado em uma instituição financeira da cidade de João Pessoa, na Paraíba, com a finalidade de conhecer o funcionamento do clima organizacional; se este se dá de maneira positiva para o bom funcionamento da organização; e ainda, se os colaboradores se identificam com o atual modelo de gestão que influencia diretamente no clima organizacional. A pesquisa caracteriza-se como mista, por se tratar de um estudo quantitativo e qualitativo, bem como exploratória, operacionalizada pela coleta de dados e análise de discurso. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionário e entrevista com todos os colaboradores da instituição. De acordo com os dados coletados na pesquisa, foi identificado que os funcionários necessitam de estímulos e incentivos maiores para que consigam adotar o senso de pertencimento à instituição. Além disso, não há um entrosamento maior por parte dos colaboradores e um dos motivos para que isso ocorra advém da forma como alguns colaboradores visualizam favoritismo da atual gestão para com outros colaboradores. Os entrevistados apontaram também, uma necessidade em participar mais e ter uma voz ativa no processo decisório.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Matheus Machado Laurini 09-02-2021 09:50:35

Introdução ok, o objetivo está claro e bem definido, a revisão de literatura conta com autores atuais e informações relevantes. Análise e discussão dos resultados está ok. Acredito que o trabalho cumpriu com o objetivo proposto. Parabéns!

Foto do Usuário Fabiula Meneguete Vides Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Sugiro revisar o uso das normas da ABNT tantos nas citações quanto nas referências. A fundamentação teórica poderia resgatar mais autores internacionais e renomados da área de pesquisa de clima organizacional. Como o referencial pode ser incrementado, isso repercute na seção Análise dos Resultados. Na verdade os autores apresentaram os resultados e não realizaram uma análise frente a literatura apresentada anteriormente. Nas considerações finais sugiro que os autores descrevam novas possibilidades de estudos e pesquisas envolvendo a temática trabalhado no artigo.

O tema é pertinente e atual. Objetivos claros. Escrita agradável. A pesquisa é apenas quantitativa, não encontrei a análise qualitativa. e senti falta da teoria nos resultados. Sugiro trazer a teoria junto aos resultados para enriquecer a pesquisa, rever os métodos e a ABNT.

Foto do Usuário Danielle Fernandes Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Artigo pertinente e bem desenvolvido. Gostei da escolha do embasamento teórico e da temática.

Foto do Usuário Fernando Costa 09-02-2021 09:50:35

Excelente texto desenvolvido e compatível com a temática. Bem escrito. Sugiro publicação em revista. Parabéns!

Foto do Usuário Maria Ivete Da Silva Neta 09-02-2021 09:50:35

Excelente texto. Parabéns! Excelente!!! Sugiro publicação em revista.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.