AVALIAÇÃO DAS DIMENSÕES DA LIDERANÇA POSITIVA JUNTO AOS GESTORES DE UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 351


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Cláudia Bilhão Gomes , Eva Seloi Santos Sarmento , Roseleine Da Silva Lucas

ABSTRACT
As organizações que estão atentas à gestão de pessoas buscam promover um ambiente positivo de trabalho, no qual os colaboradores são incentivados a desenvolverem suas competências, valorizando seus pontos fortes. Este estudo buscou analisar a aplicação da Liderança Positiva no ambiente organizacional de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI), especialmente por serem organizações que buscam atrair e reter profissionais altamente qualificados e disputados no mercado de trabalho. Durante a revisão da literatura, foi observado que apesar do grande volume de literatura acadêmica sobre liderança, a denominada Liderança Positiva ainda não é muito explorada, sendo Cameron (2012) um dos principais autores da temática. Para compreender como aplicar a Liderança Positiva na gestão de talentos de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI), realizou-se um estudo de caso, através de uma pesquisa exploratória e descritiva. Para coletar dados e medir o quanto os gestores da Unidade são engajados em comportamentos que favoreçam a Liderança Positiva em suas atividades cotidianas de gestão de pessoas, foi utilizado o questionário elaborado por Cameron (2012), já validado por outros pesquisadores que indica que os líderes positivos efetivos pontuam com média 4 na escala de avaliação. A análise dos dados coletados permitiu perceber que alguns líderes da Unidade pesquisada adotam práticas coerentes com as dimensões da Liderança Positiva, obtendo média geral de 3,65. Sugere-se a disseminação do modelo para todas as lideranças da organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Sugere-se apenas uma revisão da formatação do trabalho, bem como revisão ortográfica.

Parabéns aos autores pela temática inovadora e promissora deste trabalho, uma vez que a psicologia positiva é assunto cada vez mais demandado nos estudos organizacionais, com foco na gestão! Todo o texto muito bem fundamentado e estruturado. Sugiro apenas rever a metodologia de coleta de dados. Por constituir uma amostra muito pequena de respondentes, penso que o questionário não seria o instrumento mais adequado. Não seria o caso de aplicar entrevistas? Sugiro também agregar mais artigos científicos nas referências.

Foto do Usuário Roberto Kanaane 09-02-2021 09:50:35

Ao formular o objetivo geral, os autores formularam: Analisar a aplicação da liderança positiva no ambiente organizacional de uma empresa de tecnologia da informação. Neste sentido, adotaram o método de estudo de caso, com foco na pesquisa exploratória e descritiva. Pergunto: Adotando esta metodologia, é possível avaliar a aplicação da Liderança Positiva? Por que? O trabalho reúne bom conteúdo e apresenta uma perspectiva inovadora, parabenizo os autores e sugiro a continuidade desta pesquisa em outras realidades, pois contribuirá para o processo de gestão de pessoas e atuação junto as equipes de trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.