Um estudo dos operadores históricos e do aumento da concorrência frente às novas tecnologias e o Open Banking

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 261


Certificado de publicação:
Certificado de Eric Cohen

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Edgardo Ladeira , Eric Cohen , Marcus Zittei

ABSTRACT
O Open Banking busca aumentar a competitividade no segmento financeiro, através do compartilhamento de informações entre os bancos e demais operadores, através de autorização expressa do cliente. O setor bancário é tão regulamentado que faz com que existam barreiras estruturais para novos entrantes gerando concentração nas mãos de poucos conglomerados financeiros e comprometendo assim o futuro de muitas sociedades. 
O surgimento de plataformas digitais é visto como uma oportunidade para compartilhar maiores informações entre instituições financeiras, seus clientes e a quem estes autorizar acesso, proporcionando uma redução na assimetria de informações entre bancos e consumidores, facilitando que ambas as partes tenham acesso a condições que maximizam seus retornos.
Cabe destaque ao fato de que o segmento de meios de pagamentos caminha para ser o principal facilitador de trocas, substituindo as moedas em papel. 
Se buscou analisar o mercado de meios de pagamentos brasileiro após o fim do duopólio da Cielo (antigamente, Visanet) e Redecard e se, com novos entrantes, houve impacto nos balanços dos grandes conglomerados financeiros e nos preços praticados junto aos clientes e consumidores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafaella Santino 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem construído e articulado, versa sobre tema relevante e atual. Parabéns!

Foto do Usuário érico Veras Marques 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito interessante, uma boa revisão da literatura e da evolução do marco regulatório. Apena uma pergunta até que ponto a queda da taxa de juros também não provocou a que da taxas cobradas pela empresas que se deu de 2016 em diante e mais ainda em 2018 e 2019; Parabéns pelo trabalho

Foto do Usuário Sirlei Ana Falchetti 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante e contribui para a comunidade científica. Em relação a organização, sugiro que o objetivo proposto já se apresente na introdução do artigo e não somente no final do tópico 3, pois facilita o entendimento do que se apresenta na sequência. A revisão bibliográfica é atual e agrega valor a leitura. O artigo é relevante para responder questões em relação a oferta x demanda x preços x novas tecnologias e abre questionamentos e indicações para novos estudos. Como a migração para criptomoedas pode afetar as relações de instituições financeiras e consumidores à luz da a teoria de Cournot?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.