Motivação e Engajamento na Educação Corporativa a Distância da Orange Business Services Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 280


Certificado de publicação:
Certificado de Rodrigo Monteiro
Certificado de Marcus Brauer

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Garcia , Rodrigo Monteiro , Marcus Brauer , Rodrigo Cardoso

ABSTRACT
Motivação e engajamento em treinamento são temas importantes, entretanto não foram encontradas pesquisas sobre uma escala de mensuração dentro da educação corporativa a distância. O objetivo deste trabalho foi avaliar a intensidade dos principais fatores que influenciam a motivação e o engajamento no processo de aprendizagem no ambiente de educação corporativa a distância, à luz do modelo de MES-US de Martin (2019).  Esta pesquisa quantitativa por meio de survey teve como instrumento de coleta de dados questionário eletrônico adaptado, respondido por 160 funcionários de uma multinacional, e dados tratados conforme método desenvolvido pelo próprio autor. O principal resultado foi a similaridade de escores ao comparar com a pesquisa de Martin (2019) e outras duas realizadas no Brasil (Cardoso (2017) e Santos (2018)). Conclui-se que o modelo é viável para a educação corporativa a distância. Contribuições teóricas propostas: a) dar mais relevância ao tema da educação a distância no ambiente corporativo; b) e trazer embasamento científico para adaptar o modelo MES-UC neste contexto. Aplicação prática: a) auxiliar os gestores na compreensão dos fatores de motivação e engajamento dos indivíduos no processo de aprendizagem da educação corporativa a distância.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ettore De Carvalho Oriol 09-02-2021 09:50:35

O Artigo está muito bem escrito. O objetivo é claro e a metodologia adequada ao objetivo. Os resultados forma bem discutidos e as conclusões estão embasadas no referencial teórico discutido.

Foto do Usuário Henrique Vicente 09-02-2021 09:50:35

O tema está ganhando cada vez mais relevância, pois adapta uma metodologia já testada a um cenário nacional e desenvolve bem essa análise apontando necessidades e possíveis caminhos

Foto do Usuário Horácio Leandro Taló 09-02-2021 09:50:35

O Artigo aborda o tema de forma clara e objetiva, revelando um resultado relevante para a academia.

Estudo relevante e atual. Apresenta importante estudo sobre o processo de aprendizagem no ambiente de educação corporativa a distância com ênfase na motivação e no engajamento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.