O PARADIGMA EBSERH: INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 259


Certificado de participação:
Certificado de Francisco Mesquita de Oliveira

Certificado de publicação:
Certificado de Francisco Mesquita de Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Denise Juliana Bezerra De Pontes Barbosa , Francisco Mesquita De Oliveira

ABSTRACT
As Políticas públicas não possuem um conceito padronizado que caracterize o que elas representam para o cenário político-administrativo-social. Contudo, pode-se afirmar que as políticas públicas sempre serão o meio para a solução de um problema público e que atenderá as necessidades da coletividade. Nesse contexto, toda política, para ser posta em prática, necessita da utilização de um instrumento de implementação. A EBSERH foi o instrumento de implementação para a solução da crise há anos vivenciada pelos Hospitais Universitários Federais. Nesse sentido, é objeto deste estudo investigar, por meio de uma pesquisa exploratória-bibliográfica, em qual contexto de política pública o instrumento se encaixa, se na política de saúde ou de educação. Conclui-se que a EBSERH está inserida no cenário interministerial da saúde e educação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luis Moretto Neto 09-02-2021 09:50:35

O resumo apresenta assertivas fortes e desprovidas de bases científica de sustentação, tais como: ''...pode-se afirmar que as políticas públicas sempre serão o meio para a solução de problema público....'' e A EBSERH foi o instrumento de implementação para a solução de crise há nos vivenciada.'' Ambas pedem reflexão e provas científicas de sustentação. O diálogo com a teoria resgata a política pública, em sua perspectiva conceitual, sua concepção e formulação e seu ciclo. Apresenta institucionalização da EBSERH, no país, sem diálogo com a corrente teórica do pensamento Institucional e Neo Institucional. Ao seguir para conclusão do estudo, não estabelece diálogo com o Referencial teórico de apoio, para trabalhar as dimensões de Saúde e de Educação, no escopo da EBSERH, portanto, não cumpre os propósitos centrais do estudo. Salvo Melhor Juízo! Luís Moretto Neto - Professor Titular da UFSM.

Foto do Usuário Ana Carolyna Monteiro 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui uma boa escrita, os conceitos e o objetivo estão bem claros. A conclusão do trabalho condiz com o objetivo proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.