Auditoria Interna – A Terceira Linha de Defesa do Controle Interno enquanto ferramenta de Gestão.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 261


Certificado de publicação:
Certificado de Angélica Alves de Almeida Miguez

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Angélica Alves De Almeida Miguez

ABSTRACT
Este artigo trata-se do estudo da Auditoria Interna, inserida na metodologia das Três Linhas de Defesa no Gerenciamento de Riscos e Controles, enquanto ferramenta de gestão, utilizada pelo Órgão de governança da organização. Aborda os mecanismos de Gestão de Riscos e de Controle Interno adotados nas funções administrativas nos níveis estratégico, tático e operacional. Também, aborda a importância da independência e objetividade das atividades de Auditoria Interna, bem como as medidas adotadas pelo profissional de Auditoria, necessárias para o cumprimento de sua finalidade, qual seja, avaliar o gerenciamento de risco e controles para subsidiar a tomada de decisão pela organização, quanto aos objetivos, obrigações e demandas perante a sociedade, o governo e o mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rose Mary Santos De Amorim 09-02-2021 09:50:35

Prezada Angélica, parabéns pela relevância da temática sobre auditoria interna com foco nas três linhas de defesa, no gerenciamento de riscos e controles. Qual a importância do gerenciamento de riscos e controles, na auditoria interna com a utilização das três linhas de defesa?

Foto do Usuário Luiz Carlos Da Silva Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo alinhamento das linhas de defesas relacionado com o controle, auditoria interna e gestão de riscos. Penso que pode aprofundar com um trabalho empírico. Como a auditoria interna efetivamente podera usar as linhas de defesa no processo de gerencimento de riscos e governança?

Foto do Usuário Ronie Oliveira Reyes 09-02-2021 09:50:35

1)Há erros de metodologia de escrita e gramática, tais como Assi(2009) e Fortini e Shermam(2017), sem espaços antes do parênteses; autores mencionados, ora com letra mínúscula, ora com maiúscula, no mesmo tipo de identificação da referência. Há também vírgulas erroneamente aplicadas em alguns trechos, como em ''um dos principais desafios das organizações, é gerir seus riscos...''. Idem para erros de concordância, tal qual ''as atividades de monitoramento possui grande ...'' 2) nem sempre ''os controles desenvolvidos pelas gerências operacionais, qualificados Primeira Linha de Defesa, são executados no nível operacional, pelos profissionais que lidam diretamente com a área finalística de empresa.'' Atividades de Back Office, como Contabilidade e Logística, apesar de nem sempre estarem ligadas ao produto final, também adotam ações de contenção da primeira linha; 3) Como o objetivo era tratar da Auditoria Interna como Terceira Linha de Defesa, a identificação da Primeira e Segunda Linha poderiam ter sido mencionadas mais brevemente, para dar espaço ao autor para desenvolver melhor a defesa de sua hipótese.

Foto do Usuário Rodrigo Santos Da Mata 09-02-2021 09:50:35

Como sugestão, o resumo do artigo poderia ser aprimorado, com a inclusão da metodologia e dos resultados alcançados com a pesquisa. Além disso, o aspecto metodológico poderia ser mais bem detalhado no corpo do texto, inclusive, com uma seção específica para isso.

Foto do Usuário Eliana Vasconcelos Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema deste artigo é de grande relevância, como melhoria sugiro uma verificação para a ortografia. Sucesso !!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.