GOVERNANÇA CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 239


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilberto Laske , Ana Cristina Machado Knecht

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo identificar quais os princípios da governança corporativa estão implantados em uma cooperativa na região sudoeste do Paraná. A governança corporativa vem sendo um assunto amplamente estudado, porém seu foco tem sido direcionado para empresas com ações na bolsa de valores e em órgãos públicos. As pesquisas sobre governança corporativa em cooperativas ainda  são insipientes, o que despertou o interesse por esse tema. Nesse trabalho apresentamos um referencial teórico que auxiliou a melhor entender os conceitos de cooperativismo e governança corporativa, e suas inter-relações. O caso em análise é de uma cooperativa que atua no ramo agroindustrial, onde foram avaliados os procedimentos que a mesma adota e que possibilitam identificar o nível de aplicação dos princípios de governança corporativa na mesma. Para isso foi aplicado um questionário semiestruturado e realizada uma entrevista, ambos com o presidente da cooperativa. Nos resultados serão apresentadas as respostas às questões bem como discutidos os seus resultados. A cooperativa em questão aplica em grande parte os princípios da governança corporativa e as boas práticas da governança corporativa definidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ramon Rodrigues Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem o mérito de estimular novas reflexões em torno do tema explorado. Possui uma estrutura adequada para resumir os aspectos relacionados ao artigo proposto. Apresenta um bom problema de pesquisa, razoavelmente alcançado na análise dos resultados. O conteúdo é coerente por muitas vezes no artigo. Sugiro melhorias de natureza gramatical e de formatação, o que não desmerece a escrita dos autores, entretanto, buscará ajustar aspectos necessários a esta pesquisa. Em complemento, sugiro adicionar estudos anteriores relacionados à aplicação dos mecanismos de governança em cooperativas, o que denotaria uma “ponte” aos procedimentos metodológicos. Ademais, sugere-se uma abordagem metateórica deste trabalho, através de trabalhos nacionais ou internacionais indexados em bases como Scopus ou Web of Science a fim de que os achados da pesquisa venham a corroborar de forma mais adequada à temática apresentada.

Foto do Usuário Leonardo Borges Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Governança em cooperativas sempre é um assunto relevante, porém é difícil sair do mesmo com um assunto tão amplamente debatido. A estruturação do artigo deixa a desejar, porém isso não afeta em nada no conteúdo, os tópicos do capitulo 1 poderiam ser inseridos em apenas um para a melhor harmonização do texto. A metodologia esta muito boa apesar de faltar a validação do questionário, por ser um assunto muito discutido, há bons roteiros por ai. Quando a fundamentação, ha poucos autores citados, chegando em alguns subtópicos ter apenas a visão de um autor sobre o tema o que não é enriquecedor para o leitor. Alguns pontos não tem citação de nenhum autor como no ponto das estruturas de propriedade. exemplo: ''O conselho fiscal é uma das partes do sistema da governança. O conselho fiscal deve aderir o trabalho da auditoria interna, deve ser incluído na divulgação da cooperativa, os votos dos conselheiros sobre as informações devem ser justificados e divulgados.'' ... Quem afirmou isso?

Foto do Usuário Américo António Humulane 09-02-2021 09:50:35

O tema é actual e relevante. Contudo, nota-se que o artigo nao recebeu um adequado tratamento do texto; parece haver confusao entre as palavras insipiente e incipente; limitada pesquisa bibliografica sobre os principios de governanca corporativa e principos de cooperativismo, recurso a poucas fontes

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.