ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS E EUROPEUS: UMA RELAÇÃO ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS E PASSIVOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 240


Certificado de participação:
Certificado de Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura , Johnny Silva Mendes , Wilson Toshiro Nakamura

ABSTRACT
Acredita-se que há uma grande diferença entre os clubes de futebol do Brasil e da Europa, tanto em aspecto de gestão administrativa, como o nível de endividamento ou no aspecto técnico, ou seja, na qualidade dos jogadores, na qualidade dos seus ativos intangíveis, esses que são os principais ativos das entidades esportivas. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi relacionar os ativos intangíveis com os passivos, buscando verificar se há diferença nessa relação entre os clubes brasileiros e europeus. A amostra do estudo é composta por 6 clubes brasileiros e 6 clubes europeus. Os dados foram obtidos a partir das demonstrações contábeis de 2016 dos clubes brasileiros e 2015/16 dos europeus. Apesar de terem sido constatadas divergências nos métodos e forma de apresentação dos ativos intangíveis entre os clubes, os resultados demonstraram a relevância desse tipo de ativo nas entidades desportivas. Foi apurado que a média dos ativos intangíveis dos clubes europeus são 8 vezes maiores que a dos clubes brasileiros. A média de ativos totais dos clubes da Europa são o triplo em relação aos clubes do Brasil, já a de passivos são o dobro. Também foi constatado que os clubes europeus se endividam mais para melhorar os seus elencos e os clubes brasileiros se endividam por outras finalidades. Uma das contribuições desse trabalho é comprovar que os clubes europeus direcionam mais recursos para a aquisição de atletas, o que justifica a diferença técnica dos campeonatos brasileiros e europeus.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Cláudio Ribeiro Machado 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz evidências muito interessantes sobre as estratégias que promovem fatores críticos de sucesso no mercado futebolístico de modo claro e objetivo. A questão que encaminho é: Quais os fatores que impedem que haja uma amostra mais significativa de clubes para analisar sua gestão estratégica de ativos intangíveis?

Foto do Usuário Leonardo Borges Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Nesse processo de real profissionalização que os clubes de futebol vem sofrendo no Brasil, eu acho muito interessante o tema. Acho que o mercado relacionado ao futebol bem diferente de outros, por isso senti falta no texto algumas citações sobre esse mercado. A conclusão e analise dos dados fica apenas no campo contabil, onde talvez pela facilidade de se obter esses dados secundários, vocês poderiam correlacionar mais aspectos. Acho que vocês tem um trabalho com bastante potencial!!! Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.