GESTÃO DE PESSOAS: processos estratégicos em empresa no setor de energia elétrica e os desafios da pandemia do COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 267


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Welbert Henrique Da Silva , Janaina Martins Dos Reis

ABSTRACT
O papel da área de gestão de pessoas em processos estratégicos e departamentais dentro de uma organização. O presente estudo tem como objetivo do presente trabalho é identificar analisar como a gestão de pessoas agrega, desenvolve e retém talentos por meio da gestão de pessoas estratégica em empresa do setor de energia sediada na cidade de Betim/MG. Por meio da uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva, tornou-se como objetivo uma empresa privada, atuante no ramo de transmissão de energia elétrica. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista com duas pessoas, sendo uma gerente e uma analista de RH ambas da área de recursos humanos. Os resultados apontam que a empresa busca mais o recrutamentos externos do que internos, visando a inovação. O que causa frustação nos funcionários mais antigos, o que demostra a necessidade de política de incentivo para o desenvolvimento da carreira dos funcionários. Quanto avaliação de desempenho foi constatado que o método utilizado para avaliação dos empregados não é eficiente para a empresa a melhoria de tais técnicas é fundamental para seu desenvolvimento. O treinamento e desenvolvimento na empresa é estruturado, existe um planejamento da área de RH juntamente com as demais áreas da empresa. O desafio está na competitividade gerada na empresa quando um funcionário destaca-se e torna-se concorrente a cargos gerenciais. Quanto os impactos da pandemia do COVID-19 na empresa, os desafios são o clima de insegurança, redução significativa na capacidade de produção e a instabilidade financeira causada na empresa, o qual pode levar a demissão em larga escala.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gena 09-02-2021 09:50:35

Um estudo bem pertinente pois é o momento em que na atualidade muitas empresas enfrentaram este desafio e tiveram elaborar estratégias para tentar se manter na disputa de mercado.

Foto do Usuário Fabiula Meneguete Vides Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Sugiro revisar o uso das normas da ABNT tantos nas citações quanto nas referências. Há muitos erros ortográficos, gramaticais, de concordância verbal e nominal. A fundamentação teórica poderia resgatar mais autores internacionais e renomados da área de gestão de pessoas. Como o referencial pode ser incrementado, isso repercute na seção Análise dos Resultados. Na verdade os autores apresentaram os resultados e pouco realizaram uma análise frente a literatura apresentada anteriormente. Nas considerações finais sugiro que os autores descrevam novas possibilidades de estudos e pesquisas envolvendo a temática trabalhada no artigo.

Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante atrativo. O objetivo geral e os específicos não estão alinhados com o título, pois não incluiu o COVID-19. Os autores não apresentaram na fundamentação teórica o tema da COVID-19. Esse tema aparece na análise. Os desafios de gestão de pessoas na pandemia não foram descritos nos resultados. A descrição das atividades sobre o COVID-19 referiu-se às ações de saúde, mas não se abordou como foram realizados o recrutamento, a seleção, o treinamento e a avaliação de desempenho no momento da pandemia. Precisa rever a ABNT 6023/2018 e a gramática.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.