ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE OPINIÃO DE AUDITORIA NO PERÍODO DE 2018 CONFORME AS NBC TA’s

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 301


Certificado de publicação:
Certificado de Luís Felipe Devegili

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luís Felipe Devegili , Fabricio De Macedo

ABSTRACT
Um dos principais meios de averiguar a conformidade das informações apresentadas nas demonstrações contábeis de empresas de capital aberto é através dos relatórios de auditoria independente. O objetivo desta análise é averiguar as principais informações contidas no relatório de auditoria, além de relacioná-las aos pronunciamentos contábeis que as norteiam. Para tal, foi utilizada abordagem predominantemente qualitativa através da análise dos pareceres. Foram selecionados os relatórios de auditoria para entidades do segmento industrial, que é composto por 73 entidades listadas na BMFBOVESPA no ano de 2018, dos quais foi retirada 1 entidade da análise devido não haver parecer publicado para o ano analisado. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correlação dos assuntos dos parágrafos modificados com os assuntos abordados no conteúdo dos pronunciamentos, mostrando que a convergência internacional e os pronunciamentos contábeis são importantes também para a emissão do relatório de auditoria, por conter vários assuntos abordados no produto final da auditoria. Com os dados obtidos foi possível estabelecer padrões em relação a estudos relacionados, dessa forma conclui-se que o presente estudo pode contribuir para o entendimento dos relatórios de opinião e dos principais assuntos tratados, relacionando-os aos pronunciamentos contábeis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

bom artigo com relevância científica. sugiro, apenas, uma melhor descrição metodológica.

Algumas das citações (ex:Pierri Junior et. al (2015); Gonçalves (2018)), não foram utilizados no referencial e não foram devidamente referenciados ao final do trabalho. No referencial senti falta de mais citações de autores que discutem o tema. Ficaram muito preços apenas nas normas! Dessa forma, vocês ficam sem diálogo entre o referencial e os resultados.

Foto do Usuário Carolina Staats 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado, ótimas referências e boa escrita. Tema atual e interessante.

Foto do Usuário Bruna Fernanda Macedo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo desenvolvimento do trabalho! Artigo de alta relevância para a área, deixando claro o objetivo e atingindo seus resultados!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.