ANÁLISE DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 263


Certificado de publicação:
Certificado de gabriela de vasconcelos
Certificado de Fabiane Veras Klein de Aquino

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela De Vasconcelos , Andreza Maria Reis , Larissa Dos Santos Silva , Fabiane Veras Klein De Aquino , Diego Aguiar De Carvalho

ABSTRACT
O estudo objetiva analisar as estratégias adotadas, até então, em um projeto de extensão, em andamento, sobre inclusão digital da população da terceira idade realizado por uma Instituição de Ensino, mais precisamente o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Cabo de Santo Agostinho (CCSA), para promover a inclusão digital de idosos da cidade, promovendo o conhecimento acerca da utilização das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) - hardwares e softwares, visando à independência digital das pessoas da terceira idade, à fim de proporcionar uma série de benefícios para os Idosos, tais como: melhoraria da qualidade de vida; possibilitar um maior contato com a família e entretenimento, etc.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marly Dos Santos Alves 09-02-2021 09:50:35

Não entendi o sentido dessa frase: No Brasil, não é muito diferente da tendência global, muito embora o processo de envelhecimento populacional é ainda mais rápido que no mundo. Os dados do PNAD são referente ao percentual da população idosa e não faz referencia a essa informação constante na frase acima. Sugiro rever essa informação Muito boa a proposta do projeto de extensão, trabalhar com a inclusão digital de idosos, principalmente que segundo a OMS idosos hoje no mundo são pessoas com mais de 70 anos de idade. Portanto, a faixa etária 60 a 70 anos ainda são adultos idosos produtivos, muitos ainda no mercado de trabalho.

Foto do Usuário Giovana Pavarina 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata-se de um tema bastante interessante, trazendo o tona o cenário atual brasileiro em relação à população idosa do país, visto que em futuro próximo o país irá ter uma característica de faixa etária expressiva em relação à esta população. O artigo possui ainda, bom desenvolvimento da escrita, tanto em redação, quanto pela objetividade do conteúdo. Vale a pena salientar que possa ser interessante aos autores um levantamento maior de informações relevantes ao trabalho, como de exemplo, as tendências futuras de crescimento da população em relação à faixa etária no Brasil, e talvez ainda realizar comparações com outros países do mundo, e explorar de uma maneira mais vasta o objetivo do projeto de inclusão digital dos idosos e seus benefícios a população de maneira geral, trazendo assim maior visibilidade da importância do tema abordado. Senti falta de artigos em outros idiomas, que é característico de produções científicas, que poderiam enriquecer ainda mais o trabalho.

Foto do Usuário Alysson André Régis Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado no artigo aponta para uma rica discussão sobre a importância da extensão nas IES. Hoje, sabemos da extrema relevância da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, formando um verdadeiro tripé nas missões das IES. Penso que o artigo poderia ter se aprofundado em um referencial teórico-metodológico mais plural no tocante ao estado da arte da extensão brasileira. Senti falta da questão prolema, que impulsiona o estudo. Deixo como pergunta: como as ações de extensão podem dialogar com as atividade de ensino e pesquisa? Tal diálogo é percebido claramente na IES?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.