INOVAÇÃO EM PROCESSOS NO SETOR DE SAÚDE: EVIDÊNCIAS EM CLÍNICAS E HOSPITAIS PARAIBANOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 224


Certificado de publicação:
Certificado de José Addison Lucena Ribeiro
Certificado de José Addison Lucena Ribeiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Addison Lucena Ribeiro

ABSTRACT
A concorrência tem sido um fator preponderante à inovação, trazendo consigo à busca empresarial por aprimoramentos nos modelos de gestão e redefinição de seus processos organizacionais. Nesse cenário, as clínicas e hospitais de João Pessoa/PB têm buscado se diferenciar com ações inovadoras que deem sustentabilidade aos seus negócios. O objetivo deste artigo é analisar o comportamento das inovações em processos no segmento de clínicas e hospitais em João Pessoa/PB. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com levantamento exploratório com o instrumento Radar da Inovação e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados indicam que as ações de inovação em processos contemplam cinco eixos dos aspectos analisados nessa dimensão, em detrimento ao eixo das certificações ausente durante a pesquisa; e constatou que a implantação de equipamentos com alta tecnologia é a ação de maior destaque. Quanto aos principais facilitadores e obstáculos identificados, os recursos financeiros e o know-how da equipe obtiveram maior destaque, pois tanto podem contribuir quanto dificultar as inovações. No que tange à mensuração do grau de inovação, evidenciou-se que os processos alcançaram um aumento significativo dos scores ao longo dos dois anos de pesquisa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Pereira De Alencar Sobrinho 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante o artigo, principalmente pela importância do tema. Artigo muito bem fundamentado!

Foto do Usuário Jaqueline Dantas 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, artigo bem estruturado e objetivo.

Comentário: o tema abordado é relevante e faz-se necessário estudar sobre a gestão em organizações de saúde. Pergunta: como persuadir os colaboradores a implantar processos de inovação nesse tipo de organização?

Foto do Usuário Flaviano Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Estudo relevante e atual. Apresentado de forma objetiva e coerente com o tema proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.