CONTABILIDADE DIGITAL: OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL CONTADOR NA ERA TECNOLÓGICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 407


Certificado de publicação:
Certificado de Natália Cristina Lourenço Braga

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Natália Cristina Lourenço Braga , Ana Carolina Vasconcelos Colares

ABSTRACT
O desenvolvimento da tecnologia aplicada na contabilidade vem crescendo nos últimos anos, gerando impactos perceptíveis nas empresas de contabilidade e levando a mudanças nas práticas realizadas pelos contadores. Assim, a Contabilidade Digital é vista como uma tendência que influenciará cada vez mais o campo da contabilidade. A Contabilidade Digital pode impactar positiva ou negativamente esses profissionais, apesar das pesquisas existentes não abordarem tal assunto de forma mais profunda. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é demonstrar como os profissionais de contabilidade estão se preparando para acompanhar os desafios da tecnologia. Para tanto, foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 123 contadores. Como resultado da pesquisa realizada, foi identificado que a Contabilidade Digital é bem vista pelos profissionais que atuam neste mercado de trabalho. Constatou- se ainda que os profissionais do gênero masculino e com mais de 5 anos de experiência possuem mais conhecimento sobre tecnologias em contabilidade digital. De acordo com as informações coletadas nas entrevistas, os contadores tendem a ser positivos em relação à contabilidade digital, apesar de nem todos conseguirem enxergar a longo prazo as consequências inovadoras que a automação pode proporcionar ao profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Bezerra De Amorim 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem esclarecedor quanto ao assunto tendo em vista a atualidade do tema.

Foto do Usuário Lahyne Alves Tavares 09-02-2021 09:50:35

O estudo aborda um tema atual e muito discutido entre a classe contábil, por esse motivo este é um tema relevante, e a forma com que este é aplicado está adequado.

Foto do Usuário Ailton Castro Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Natália e Ana , o estudo é muito relevante...no futuro se puderem avancem esse debate fazendo uma discussão sobre o que é tecnologia. A tecnologia da informação x a tecnologia na contabilidade. O que é tecnologia na contabilidade? produzimos tecnologia? do ponto de vista da filosofia da ciência em Braga et al(2011)(Breve história da ciência moderna-volume 4 A belle-époque da ciência), a tecnologia nasce de uma relação teoria e demandas práticas...Tomando essa premissa podemos dizer que na contabilidade se gerarmos teorias ou adotarmos, adaptarmos e direcionarmos as pesquisas para demandas dos escritórios, empresas etc também temos condições de gerarmos tecnologias, por exemplo, novos sistemas gerenciais, processos etc. Muitos estudos mostram que os arcabouços teóricos que norteiam as técnicas contábeis e até mesmo a contabilidade gerencial que estudamos na graduação estão se esgotando do ponto de vista da sua relevância para a gestão. A explicação é simples: os modelos que agora a tecnologia da informação mapeou foram produzidos para o contexto do capitalismo pesado(fábricas), mas estamos no contexto do capitalismo leve ou na modernidade líquida como disse Zygmunt Bauman. Diante disso, como podemos produzir novas tecnologias na contabilidade adequada a esse novo contexto? ou podemos dizer agora no contexto pós-covid-19?

Foto do Usuário Carlos Antonio Teixeira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Algumas referências poderiam ser mais atuais, senti falta de alguns exemplos da Receita Federal sobre automação de processos

Foto do Usuário Jéssica Luana Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema super relevante tendo em vista o avanço da tecnologia no geral e também a tecnologia para contabilidade. Com a contabilidade digital haverá mais rapidez e clareza nas informações e também mudanças estruturais nas organizações. O artigo é bem escrito. Poderiam ter sido inclusos mais exemplos práticos.

Ótimo trabalho, o tema abordado é de bastante relevância para a área contábil, o momento que estamos vivendo evidenciou a importância da tecnologia para os profissionais contábeis, onde a busca por meios tecnológicos para uma otimização das informações fornecidas pelos contadores para os stakeholders ficou evidente que é necessária, e assim a Contabilidade Digital é cada vez mais presente. Sugiro informar meios que auxiliem como o contador deve lidar com esse avanço tecnológico, com exemplos práticos como: sistemas, aplicativos e outros. Como a contabilidade digital pode facilitar a relação dos contadores com os empresários e gestores das empresas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.