IMPACTOS DAS FUSÕES E AQUISIÇÕES NO RISCO E NOS RETORNOS DAS ADQUIRENTES UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3 ENTRE 2002-2016.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 224


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andreia Maria Miranda

ABSTRACT
O presente trabalho tem por objetivo investigar se, três anos após fusões e aquisições (mergers & acquisitions – M&A), as adquirentes apresentam redução de retorno operacional (ROA e ROE) e aumento dos riscos desses retornos. Isso ocorre em função do aumento dos custos de integração entre as companhias adquirentes após M&A. Abarcando 544 empresas listadas na Bolsa Brasil Balcão (B3), das quais 265 eram adquirentes e a amostra compôs-se de observações que variaram por setor econômico, no período de 2002 a 2016. Os dados foram coletados na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais e na base de dados Economatica®. A análise foi feita a partir de uma regressão multivariada com dados em painel de efeito fixo por firma e por ano. Os resultados mostraram que, após as M&A, as adquirentes apresentaram redução nos retornos para os setores de bens industriais e telecomunicações, no segundo e terceiro anos, e aumento do risco de insolvência medido pelo z score para empresas do setor de consumo não cíclico no primeiro e segundo anos após. O efeito acontece, provavelmente, em função das diferenças entre as empresas e o pequeno volume de empresas listadas no Brasil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A proposta do artigo é bem interessante, com um tema sujestivo e bem abordado. O trabalho está muito bom.

Foto do Usuário Thiago Soares Alves 09-02-2021 09:50:35

A contextualização do problema e a convergência entre os objetivos, mostram um trabalho coeso. O estudo é coerente e atual, dialogando com os objetivos e os resultados encontrados.

Foto do Usuário Daiane Ferreira Arantes Beraldo 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bom e todos os tópicos bem abordados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.