A CONTRIBUIÇÃO DE UMA REDE SOCIAL ON-LINE NA ATRAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO: uma avaliação da Marinha do Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 268


Certificado de participação:
Certificado de Rafaela Peixoto Tayão

Certificado de publicação:
Certificado de Rafaela Peixoto Tayão
Certificado de Eduardo Soares Jangutta

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eduardo Soares Jangutta , Rafaela Peixoto Tayão

ABSTRACT
RESUMO: O objetivo deste ensaio é verificar se a divulgação de valores militares foi feita massivamente para que interessados pudessem se identificar com a Marinha do Brasil e então tentarem o ingresso mediante concurso público. O estudo será qualitativo, baseando-e no estudo de caso na qual foi efetuada categorização das públicações realizadas no último ano pela página oficial no Facebook da Marinha do Brasil para para a atração de candidatos que desejam ingressar nas suas fileiras mediante concurso público. Destaca-se que entre as três Forças Armadas, a Marinha do Brasil é a única que possui uma página no Facebook exclusivamente dedicada a para divulgação de concursos públicos o que configura um “caso raro” conforme YIN (2001) e justifica-se a utilização da metodologia de estudo de caso. Após o estudo piloto verificou-se que apesar de haver esforços por parte da Força em atrair indivíduos utilizando a TIC aliada a técnicas de marketing, os valores organizacionais não foram explorados a ponto de ficarem evidentes e servirem para conectar pessoas e a organização. Palavras-chave: Atração no serviço público. Modelo ASA. Marketing no serviço público. Governo eletrônico. Marinha do Brasil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Draia Vieira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foi muito bem construído e é relevante devido à temática atual do marketing público e da utilização de ferramentas de TIC no setor público. A argumentação apresentada foi suficiente para embasar o estudo realizado. Como sugestão, poderia apresentar mais informações a respeito do Governo Digital, a prestação de contas moderna que evoluiu o conceito de accountability assumindo um foco maior na transparência, integridade, equidade, satisfação e confiança do cidadão com os serviços públicos. O estudo de caso foi bem realizado e atendeu ao propósito do trabalho. Como sugestão, poderia apresentar um panorama da governança digital utilizada pela Marinha na divulgação de informações por meio digital. A pergunta deixada para os autores é a seguinte: durante o estudo de caso da Marinha do Brasil, foi identificada a utilização do marketing digital através das redes sociais para fortalecer a accountability e prestar contas à sociedade dos impactos positivos das ações da Marinha?

Foto do Usuário Maria Clarice Alves Da Costa 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante, pois trata-se de um novo cenário da administração pública. Verifica-se citação direta sem no número de página. Uso da palavra ''onde'' indevidamente, pois trata-se de expressão para ser usada em lugar fixo. O uso da palavra através de forma equivocada. A pergunta é: seria mesmo um estudo de caso? Já que não se observou a presença dos atores, ou seja, possíveis candidatos para ingressar na carreira da Marinha do Brasil.

Foto do Usuário Carlos Antonio Teixeira Gomes 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foi muito bem construído e é relevante devido à temática atual do marketing público e da utilização de ferramentas de TIC no setor público. Na 5ª linha do resumo a palavra ''para'' foi duplicada e a referência 4 perdeu a formatação

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.