OS POSSÍVEIS FATORES QUE GERAM RESISTÊNCIAS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA, MINAS GERAIS, BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 274


Certificado de publicação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Chaves Caldas , Geane Duarte , Juliany Barbosa

ABSTRACT
Com o surgimento de novas tecnologias, instituições públicas devem se aperfeiçoar para atender as demandas da população, potencializando a qualidade dos métodos efetivos. Porém, novas adaptações trazem mudanças, e a novidade pode gerar resistência das pessoas envolvidas no processo. Para isso, o presente artigo teve como objetivo geral investigar os possíveis fatores geradores de resistências no processo de adaptação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) uma nova ferramenta tecnológica sendo, um estudo de caso no Instituto Mineiro de Agropecuária, Minas Gerais, Brasil. Para responder aos objetivos propostos foram pesquisados os seguintes tópicos no referencial teórico: comportamento organizacional, comportamento e mudança organizacional, cultura e inovação no setor público, resistência à mudança. A metodologia abordada caracterizou-se pela abordagem qualitativa, bibliográfica, descritiva e estudo de caso por meio de entrevista. A pesquisa revelou na percepção dos servidores, que o SEI é uma ferramenta que oferece melhorias e celeridade aos processos. Os resultados obtidos mostraram que, a falta de comunicação e treinamento são fatores que dificultam a adaptação dos servidores em detrimento a uma nova proposta de mudança, ocasionando resistência. Diante dos achados, sugerem-se pesquisas de cunho quantitativo abrangendo um número maior de entrevistados de modo estatístico compreender todos os servidores que utilizam o SEI. Ainda, à aplicação de análise de desempenho dos servidores para que assim, possa ter indicadores de onde estão as falhas do treinamento e que assim haja padronização dos processos eletrônicos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tamilsy Casalechi 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual. Artigo estruturado e bem alinhado.

Foto do Usuário Lucas Tadeu Lima 09-02-2021 09:50:35

Achei o artigo muito importante em relação as resistências. Muito Bom, excelente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.