A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA À LUZ DA REGULAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS CAPACITADORAS GAÚCHAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 297


Certificado de publicação:
Certificado de Jéssica Paula Perotoni

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alex Eckert , Nicole Polita , Marlei Salete Mecca , Jéssica Paula Perotoni

ABSTRACT
O Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC foi criado pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC e tem por objetivo que os profissionais previstos na NBC PG 12 alcancem o conhecimento e atualização a fim de manter a qualidade nos serviços prestados. Este artigo analisou as capacitadoras credenciados junto ao CRC – RS, bem como os cursos que foram oferecidos para o cumprimento do programa. O objetivo foi demonstrar de que forma estes cursos ofertados pelas capacitadoras da educação continuada do RS atenderam a norma NBC PG 12, especialmente entre os anos de 2019 a 2020. Para o desenvolvimento do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das normas que regem o PEPC, uma pesquisa documental dos relatórios disponibilizados pelo CRC-RS referente ao programa e a pesquisa descritiva analisando os dados obtidos alinhados ao objetivo. A análise revelou que os cursos de modo geral, disponibilizaram aos profissionais o conhecimento e a atualização em suas áreas, bem como permitiram o cumprimento dos pontos exigidos pelo PEPC. Em relação as capacitadoras, 64% das empresas credenciadas ao CRC-RS disponibilizaram cursos aos profissionais. Destaca-se a grande oferta por cursos relacionados ao departamento pessoal e fiscal. Conclui-se que o programa e os cursos são de grande importância para os profissionais, visto que as constantes mudanças nas legislações e a crescente exigência dos clientes demandam que estes profissionais mantenham um contínuo processo de atualização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Oderson Panosso 09-02-2021 09:50:35

O artigo esta bem organizado e a discussão é interessante.

Foto do Usuário Francisco Patrik Carvalho Gomes 09-02-2021 09:50:35

Uma tema relevante, trabalho bem estruturado, o que facilita a compreensão e discussão do tema.

Foto do Usuário Davi Lemos Reis 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é atual e importante para aprofundar o estudo da educação contábil. Sugiro aos autores, porém, que já na introdução deem ênfase à metodologia adotada no trabalho e apresentem as principais conclusões, o que permite uma leitura mais fluida do restante do trabalho sem ter que pular para o final antecipadamente. No referencial bibliográfico sugiro também tirar a seção que discute a evolução da contabilidade, e incluir uma seção de pesquisas recentes sobre a educação continuada em contabilidade, o que ajudaria o leitor a se situar melhor tanto no conhecimento atual e na contribuição da pesquisa. Sugiro os autores explicarem melhor quais técnicas foram usadas na análise dos dados, uma vez que consta apenas tabulação, mas outras técnicas foram empregadas. Isto ajuda a compreender a validade dos resultados. Os autores também podem explicitar melhor a contribuição e importância dos resultados ou para teoria ou prática

Foto do Usuário Luiz Reis Ferreira Neto 09-02-2021 09:50:35

ótimo artigo, tema atual e relevante. o CFC e CRC, regulam a profissao contabil, assim exigindo a contínua qualificacao dos profissionais, para se atualizarem, e oferecerem um serviço de qualidade a seus clientes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.