CONTADORIA OU CONTROLADORIA: UMA ANÁLISE NOS MEDICAMENTOS DO COMPONENTE BÁSICO DA AF DE NOVA MUTUM - MT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 236


Certificado de publicação:
Certificado de Presline Blum da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Presline Blum Da Silva , Jusceliany Rodrigues Leonel Correa

ABSTRACT
As inúmeras reclamações dos usuários pela não disponibilização de determinados medicamentos, originaram a problemática desse estudo, colocando em evidência a importância de buscar informações sobre a Controladoria da Assistência Farmacêutica (AF) nos medicamentos do Componente Básico de Nova Mutum- MT. Sendo assim, objetivou- se analisar o processo de Controladoria nos medicamentos e se este processo está sendo eficiente e eficaz. Com isso foram utilizados de alguns objetivos específicos, onde se pôde observar a Controladoria ou o controle interno dos medicamentos. Assim, o estudo desenvolveu um exercício científico formal, crítico, organizando e sistematizando uma estrutura teórica que ajude a analisar a Controladoria neste âmbito. A metodologia utilizada foi o conhecimento científico, método dedutivo, quanto a abordagem uma pesquisa qualitativa, primária, quanto à natureza pesquisa básica, quanto aos objetivos descritiva e quanto aos procedimentos pesquisa documental e de campo. Com a pesquisa, observou-se que os valores repassados para as compras de medicamentos tornam-se insuficiente, que a Controladoria participa de todo processo de licitação no sentido de fiscalizar e que os valores licitados são superiores aos empenhados, pois as compras realizadas pelo processo licitatório acabam sendo mais vantajosas para os cofres públicos.

Palavras chave: Controladoria. Contadoria. AF. Financiamento. Administração Pública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roger Dos Santos Rosa 09-02-2021 09:50:35

Excelente a abordagem acerca de não se confundir ''Contadoria'' com Controladoria''. Na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), base da tabela 4, havia medicamentos que não eram do Componente Básico da Assistência Farmacêutica?

Foto do Usuário Tathiane Dalmut Isoton 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem interessante, pois é possível observar através das Tabelas os valores que foram destinados à Saúde, principalmente a Aquisição de medicamentos. Sugestão é verificação do atual repasse destes valores neste período de Pandemia, porém onde a utilização do recurso é Assistência Farmacêutica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.