Estudo da viabilidade de aplicação da propulsão por hidrojato em navios da Marinha do Brasil: uma abordagem à luz do método SAPEVO-M

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 295


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Agenor Fabiano Pampolha Garcia , Igor Pinheiro De Araújo Costa , Luiz Frederico Horácio De Souza De Barros Teixeira , Arthur Pinheiro De Araujo Costa , Carlos Francisco Simões Gomes , Sérgio Mitihiro Do Nascimento Maêda , José Victor De Pina Corriça , Marcos Dos Santos

ABSTRACT
Este artigo tem por objetivo verificar a viabilidade técnica do emprego da propulsão por hidrojato em navios da Marinha do Brasil, tendo em vista a limitação que a propulsão convencional apresenta principalmente em regiões de baixa profundidade e de difícil manobrabilidade. Para isso, foram observadas as características técnicas e operacionais dos sistemas propulsivos e exemplificados alguns casos de aplicação do hidrojato em embarcações militares. Foram definidos para a análise dos sistemas propulsivos em questão os critérios de: Segurança Operacional, Manobrabilidade, Eficiência, Nível de Ruído e Aterramento, avaliados por meio da ferramenta de auxílio multicritério à decisão SAPEVO-M, por quatro Oficiais militares que já exerceram a função de comando em navios da Marinha do Brasil. Os resultados mostraram que a propulsão por hidrojato pode ser muito útil, principalmente em operações ribeirinhas e pantaneiras, contribuindo para o aumento da capacidade de fiscalização nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Pereira Basilio 09-02-2021 09:50:35

Prezados O artigo trata de uma temática importante para administração pública militar, sob a ótica dos métodos multicritérios. A abordagem foi clara, precisa e concisa. Apresenta contribuição relevante para o aumento do poderio naval brasileiro.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.