ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA SOBRE SATISFAÇÃO DAS MULHERES APÓS CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS: RELEVÂNCIA PARA ABORDAGENS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 288


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Fracaro Neves
Certificado de ALINE CRISTINA DOS SANTOS DRESCH
Certificado de Marina Helena Godoy

Certificado de participação:
Certificado de Amanda Fracaro Neves
Certificado de ALINE CRISTINA DOS SANTOS DRESCH

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Fracaro Neves , Marina Helena Godoy , Aline Cristina Dos Santos Dresch , Marcelo Picinin Bernuci , Mirian Ueda Yamaguchi

ABSTRACT
Objetivo: Identificar as publicações científicas relacionadas a percepção das mulheres sobre cirurgias plásticas estéticas, com enfoque nos tipos de cirurgia, períodos e os países que realizaram esses estudos. Métodos: O estudo cienciométrico foi realizado a partir da análise de artigos dos anos de 1996 a 2020 disponibilizados na base de dados Pubmed (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/), utilizando os descritores de busca: “cosmetic surgery patient-reported satisfaction”, “cosmetic surgery elderly women self-esteem”, “cosmetic surgery midlife women self-esteem” e “cosmetic surgery woman reported outcomes”. Resultados: Foram identificados 60 artigos nacionais e internacionais, dentre os quais observou-se um maior número de publicações entre 2015 e 2020 (N = 28). Entre os tipos de cirurgias estéticas, as cirurgias de mama foram as mais abordadas (N = 35). Os Estados Unidos foi o país que mais se destacou como local de pesquisa e quantidade de autores (N = 24). Conclusão: Embora escassos, a maioria dos estudos publicados sobre o tema são direcionados para análise da percepção sobre cirurgia plástica das mamas sugerindo que para as mulheres, especialmente as americanas, as relações de satisfação com o corpo estão atreladas a esta parte do corpo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Gostei bastante do artigo. Tema de extrema relevância!

Foto do Usuário Ana Julia Pergentino 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante em relação ao tema e diversas questões abordadas , tema explicado muito bem.

Foto do Usuário Patrícia Archanjo Lopes 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante, visto que os dados apontam que o Brasil é o 2º maior país a realizar cirurgias plásticas, porém com poucas publicações nacionais, conforme o trabalho apresentado. No entanto como a busca em base de dados ficou limitada, gera viés e talvez um comprometimento na qualidade metodológica. O presente artigo trata de uma Revisão Integrativa, porém não segue todo o pari-passo. O presente estudo teve um recorte de cinco anos, portanto poderiam ter usado referências mais atuais. O tema do estudo é atual e muito importante para comunidade, porém o método apresenta falhas, o que pode ter comprometido os resultados.

Foto do Usuário Miriam Aparecida Barbosa Merighi 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante. O artigo mostra que apesar do aumento global de cirurgias plásticas estéticas nos últimos anos, há poucas publicações científicas direcionadas à compreensão da satisfação das mulheres sobre os resultados obtidos. O incremento nas publicações se faz necessária pois pode subsidiar discussões relevantes para melhor compreensão das relações estabelecidas entre preocupação estética e qualidade de vida, assuntos importantes no âmbito da promoção à saúde. promoção da saúde.

Foto do Usuário Gabriely Miliorini De Miranda 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente necessario, principalmente pela sociedade atual induzir as mulheres a buscarem um padrão perfeito. Muitas vezes através de cirurgias.

Foto do Usuário Kelly Christina De Faria 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho de revisão atingindo o objetivo proposto, com resultados conclusivos, ilustrativos e claros.

Foto do Usuário Ellen Raissa Coelho Rios 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito atual e relevante. Achei muito interessante a abordagem sobre buscar o nível de satisfação das pacientes. Entretanto, a falta de estudos sobre o tema limitou os resultados no sentido de entender mais sobre como essas pacientes se sentem satisfeitas, qual mudança psicológica o procedimento estético traz para as mesmas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.