Uso da Inteligência Artificial na Saúde Coletiva: A visão dos profissionais de Tecnologia da Informação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 232


Certificado de publicação:
Certificado de Wellington Sousa Aguiar

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wellington Sousa Aguiar , Álvaro Jorge Madeiro Leite , José Mário Bezerril Fontenelle , Henrique Nogueira Da Gama Mota , José Valclemir Rodrigues Da Silva , Eduardo Cavalcante Diógenes De Carvalho

ABSTRACT
A tecnologia da informação está presente em todas as áreas importantes para a humanidade, seja para obter lucros nas empresas ou para a gestão pública que visa o bem da comunidade. Este artigo pesquisa a utilidade e viabilidade da Inteligência Artificial (IA) para a gestão da saúde coletiva na visão de profissionais de TI. Esta pesquisa utilizou o método qualitativo, utilizando entrevistas de questões abertas com profissionais de TI com reconhecidos conhecimentos em IA (Inteligência Artificial). Os profissionais entrevistados foram unânimes em afirmar que são grandes as oportunidades para a saúde coletiva, seja na gestão operacional ou na gestão estratégica através da geração de conhecimento estratégico usando ferramentas como: BI (Business Inteligence), Grafos e Redes Neurais. Ainda é muito baixa a utilização desses recursos tecnológicos na saúde coletiva, abrindo uma grande oportunidade de aprendizado e utilização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 09-02-2021 09:50:35

Na referência bibliográfica houve enfoque somente na área de TI sem haver referência com a área de saúde ______________________________________________________ A Metodologia deveria ser reescrita já que esta seção permite que refaça o seu estudo. Nela deveria conter explicitamente as questões a serem analisadas, período da pesquisa, etc. ____________________________________________________ A seção “Levantamento de Dados e Análises” deveria ter outro título, por exemplo “Levantamento e Analise de Dados” _____________________________________________________ O quadro 1 deveria ter sido preenchido na seção Levantamento e Análise de Dados. A apresentação dos resultados deveria ter um melhor formato. Para cada pergunta devo ficar voltando para o quadro 1 para saber o perfil dos respondentes. ____________________________________________________ Não se pode afirmar de maneira genérica algo se a amostra de profissionais entrevistados foi pequena . “As declarações dos profissionais de TI confirmam as inúmeras possibilidades que a Inteligência Artificial” Seria mais sensato ser “As declarações dos profissionais de TI evidenciam possibilidades da Inteligência Artificial...” _______________________________________________________ A pesquisa precisa ser avançada para ter consistência nos resultados.

Foto do Usuário Mayara Alves De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, porém poderia explorar referências bibliográficas mais atuais.

Foto do Usuário João Víctor Lira Dourado 09-02-2021 09:50:35

O material precisa ser mais explorado e discutido com enfoque na área da saúde coletiva.

Foto do Usuário Alice De Souza Araujo Barros 09-02-2021 09:50:35

O Tema encontra-se dentro da atualidade, mas deveria abordar as referências bibliográficas mais atuais.

Foto do Usuário Dayana Ferraz Silva 09-02-2021 09:50:35

Faltou explorar mais sobre o tema e dados de profissionais que usam a tecnologia

Foto do Usuário Dayana Ferraz Silva 09-02-2021 09:50:35

Faltou explorar mais sobre o tema e dados de profissionais que usam a tecnologia

Foto do Usuário Tatiana Pestana Barbosa 09-02-2021 09:50:35

As bibliografias do artigo devem ser atualizadas, existem muitas publicações de 2016 em diante. Poderiam ter estendido as entrevistas para mais profissionais, talvez usando questionários online. E assim poder ter uma visão mais ampla sobre o assunto na qual o Brasil esta inserido.

Foto do Usuário Raquel Rocha De Almeida Pawlowski 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e muito interessante, mas senti falta de uma aproximação com a realidade, poderiam ter sido entrevistados mais profissionais para maior clareza das informações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.