Políticas Públicas para Primeira Infância: uma revisão bibliográfica de periódicos de alto impacto

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 413


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tatiana Becker Ventura , Milena Fenalti Dos Santos Lacerda , Silvane Weippert , Luis Moretto Neto

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo analisar a literatura sobre Políticas Públicas voltadas à Primeira Infância em periódicos de alto impacto no período de 2015 a 2020, dada a importância de se pesquisar sobre o tema “Políticas Públicas” e seus impactos na promoção do desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, para a administração pública. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de buscas em revistas de extrato Qualis A1, A2, B1 e B2 na Plataforma Sucupira, de acordo as classificações de Periódicos Quadriênio 2013 – 2016 da CAPES. Da busca resultou a análise dos conceitos, metodologias e resultados dos estudos de onze artigos e com os achados foi possível constatar que mesmo diante dos avanços na consolidação de leis e programas de proteção à criança para igualdade de direitos e minimização de problemas sociais, os estudos derivam de pesquisas com viés predominantemente bibliográfico, o que evidencia uma carência de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre a efetiva aplicação de políticas públicas em esfera nacional e internacional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tassia Tabille Steglich 09-02-2021 09:50:35

Interessante os autores terem trazido acepções de outros campos do conhecimento (a exemplo da psicologia de Piaget e a filosofia de Hanna Arendt), enriquecendo a discussão e apresentando elementos epistemológicos sobre a primeira infância. Sugiro apenas que, na apresentação dos resultados, os mesmos possam ser compilados de modo a não produzirem duplicidade de informações (como, por exemplo, na apresentação dos resultados em gráfico e posteriormente repetidos no parágrafo subsequente). De modo geral, considero o tema relevante, sob o ponto de vista do desenvolvimento humano e, sobretudo, da ação governamental e da sociedade, no tocante à proteção das crianças e garantia de seu pleno desenvolvimento.

Foto do Usuário Rodrigo Marques 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo de qualidade. Trabalho com excelentes propostas de políticas públicas através de revisão de periódicos.

Foto do Usuário Elton Rogerio Teixeira Jacobi 09-02-2021 09:50:35

O trabalho em referência apresenta assunto inovador, bem escrito e de fácil entendimento, apresentado tema de suma importância para a administração pública e para a sociedade.

Foto do Usuário Bruno Vinicius Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Seu tema é extremamente relevante, excelente produção acadêmica!

Foto do Usuário Adriana Tenório Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande relevância e pouco contemplado na literatura. O texto é claro, bem como seus objetivos e percurso metodológico. Sugere-se aprofundamento da discussão dos resultados. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Mariana Pereira Marques 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, tema atual, tão necessário e pouco debatido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.