O PAPEL DA CONTROLADORIA NA GESTÃO PÚBLICA: um estudo na esfera municipal

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 343


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jocksanny Maria Del Rio Leal Felix , Luiz Antônio Felix Júnior , Ana Paula De Oliveira Costa , Wênyka Preston Leite Batista Da Costa , Jandeson Dantas Da Silva , Sérgio Luiz Pedrosa Silva

ABSTRACT
O cenário da gestão pública demanda por práticas eficientes de destinação dos recursos públicos para uma melhor disponibilidade dos serviços prestados à sociedade, e exige a necessidade de acatar aos quesitos previstos nas leis que conduzem a administração, diante disso, a controladoria aparece como uma ferramenta contábil que provê instrumentos que suprem com dados às decisões dos gestores públicos de uma forma ágil e correta. Esse trabalho tem como objetivo evidenciar o papel da controladoria na gestão pública municipal. A pesquisa se caracterizou como descritiva e qualitativa, quanto aos procedimentos destacou-se por realizar um estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada realizada com a controladora da esfera municipal, o tratamento dos dados foi realizado pela análise de conteúdo. Por meio dos resultados verificou-se que a controladoria do município tem suas ferramentas de controle implementadas de forma eficaz, como, por exemplo, o acompanhamento do atendimento ao processo de legislação, aos quesitos previdenciários e também no planejamento financeiro da cidade pesquisada. Conclui-se que a controladoria mediante seus instrumentos, com enfoque na análise da execução das despesas e destinação das receitas de forma correta, contribui para um controle eficiente conhecendo a real situação que se encontra os municípios, colaborando para a tomada de decisão financeira com segurança por parte da administração, satisfazendo assim ao objetivo geral deste estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nayana Maria Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Foto do Usuário José Paulo Fagundes 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho. Boa relevância. José Paulo Fagundes

Foto do Usuário Ana Maria Heinrichs Maciel 09-02-2021 09:50:35

Tema bem interessante e trabalho bem escrito, com coerência. Seria interessante inserir algumas referências mais atuais.O método está bem desenhado, bem claro. A pesquisa poderia incluir uma amostra maior de entrevistados.

Foto do Usuário Rubens Carlos Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

A temática é muito interessante e teço alguns comentários rápidos visando futuras publicações. Gostaria de sugerir que fossem acrescentadas informações que descrevessem melhor tanto a prefeitura como o órgão de controladoria analisado, bem como pudesse ser inserida análise documental e por observação, por exemplo, para que pudesse ser feita uma triangulação dos dados, pois alguns resultados podem ser se apresentar divergentes de ouras pesquisa devido o questionário ser auto declarativo. Como justificar a escolha deste município? Dúvidas, coloco-me à disposição para esclarecer. Boa sorte.

Foto do Usuário Ruan Michel Morais Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho! Tema tem total relevância para o cenário atual.

Foto do Usuário Mariana Pereira Marques 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e artigo bem escrito, apenas como sugestão, acredito que o estudo possa ser, em um outro momento, mais bem elaborado, com mais informações sobre a controladoria e o município envolvidos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.