Avaliação de Desempenho no Setor Público: A perspectiva de servidores em estágio probatório em uma instituição Federal

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 355


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Tenório Cordeiro , Mayza Nazareth Silva De Andrade

ABSTRACT
A avaliação de desempenho (AD) no setor público vem no sentido de melhorar a qualidade e a eficiência nos serviços, ao gerar indicadores de resultados que permitem trabalhar lacunas de desempenho. Contudo, a prestação de serviços públicos ainda é taxada como falha, lenta e difícil por seus usuários. O objetivo deste estudo é analisar a percepção de servidores públicos em estágio probatório quanto aos distintos aspectos em torno da aplicabilidade da avaliação de desempenho em uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A partir de grupo focal com servidores técnico-administrativos em estágio probatório, observou-se que os servidores possuem sentimentos distintos em relação ao processo de AD. Foram identificadas, ainda, disfunções no processo e falta uma mensuração objetiva do desempenho dos servidores para que haja melhorias nos serviços prestados. Assim, há pontos do processo de AD que precisam ser corrigidos, para que haja melhor fluidez nesse processo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Carlos Abraao Muniz 09-02-2021 09:50:35

O Tema tratado é de grande relevância, a avaliação de desempenho em órgãos públicos precisam de fato começar a funcionar de uma maneira em geral, para assim garantir uma maior eficiência no gasto do dinheiro público como na prestação dos serviços públicos aos cidadãos. O Tema foi bem tratado e exposto neste trabalho.

Foto do Usuário Selma Maria Da Silva Andrade 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa que origina o artigo se enquadra num estudo da abrangência viável e importante para área da adm pública ampliando as discussões para aprimoramento com vistas a garantir a sociedade que a prestação dos serviços púbicos ocorram de maneira satisfatória e com qualidade. O trabalho exibe estrutura correta, já na introdução a justificativa apresenta coerência e coesão com os objetivos e está devidamente contextualizado com o tema e problema de pesquisa que visa responder “ Qual a percepção de servidores públicos em estágio probatório acerca dos distintos aspectos ligados à aplicabilidade da AD em sua instituição?.

Foto do Usuário Aline Beatriz Schuh 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda uma importante discussão, e os resultados são relevantes, além de alarmantes, pois corroboram que os processos de avaliação de desempenho, em muitos casos, não funcionam de forma efetiva na esfera pública. Minha única consideração se refere aos participantes do grupo focal, visto que dois deles estavam há apenas 1 mês na instituição.

Foto do Usuário Luana Morais De Aguiar 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é relevante, necessário e atual. Porém há alguns erros no emprego de pontuações e frases mal escritas, o que gera desconforto na leitura. Sugere-se mencionar as perguntas que foram aplicadas por meio do questionário e apresentar em forma de tabelas os resultados. Como questionamento (e que também poderia ter sido tratado no trabalho): existe algum documento que regulamenta o processo de estágio probatório na IFE em questão?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.