Análise bibliométrica sobre a inovação no setor público

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 211


Certificado de publicação:
Certificado de Daiane Ferreira Arantes Beraldo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Assis Silva , Fabiane Fidelis Querino , Daiane Ferreira Arantes Beraldo , Lorrane Pereira Miranda , Fernanda Teixeira Franco Ribeiro , Rafaela Da Silva Gomes , Taylor Oliveira Fidelis

ABSTRACT
O presente artigo busca analisar quais as discussões envolvem os efeitos da inovação no setor público perante a academia. Para isso, irá realizar um estudo bibliométrico sobre a inovação no setor público, para o mapeamento do campo de estudos, identificando assim as principais obras e autores, a análise temporal de publicações e citações, dentre outros. A pesquisa bibliográfica foi realizada em fevereiro e março de 2020, em bases disponíveis na Web of Science com os termos Innovation in the public sector, innovation in government e Open innovation in the public sector, apresentando um resultado de 247 artigos. Como não se estabeleceu um recorte temporal para a seleção dos artigos, observou-se que houve uma elevação no número de publicações a partir de 2012, chegando ao pico em 2016, do total de artigos selecionados, o que representa uma ascensão do tema no decorrer dos últimos anos. Foram identificadas lacunas de pesquisa nos seguintes e: (a) processo de inovação, (b) indutores e barreiras, (c) características das lideranças que facilitam a inovação, (d) efeitos da inovação e (e) fatores que contribuem para a disseminação de inovações no setor público.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eric Charles Henri Dorion 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, robusto e sustentado. Uma imersão no mundo sobre produção científica no tema de inovação no setor público. Que peina que não saiu uma consideração estruturante. nem estruturada. Mas merece ser apresentado.

Foto do Usuário Rafael Pena Cerqueira Frias 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda uma temática relevante, com potencial para ser apresentado, após alguns ajustes. Assim, se me permitem, convém observar algumas sugestões: promover uma revisão mais acurada de todo o trabalho, para melhorar alguns aspectos gramaticais e de formatação (ABNT); indicar estudos mais atuais na revisão da literatura; a inclusão do ano 2020, ainda em curso, influenciou negativamente na apresentação dos resultados, considerando a queda acentuada demonstrada nos gráficos. Por fim, deixo a seguinte pergunta: “qual a fundamentação utilizada para amparar a constatação indicada no resumo do trabalho, acerca das lacunas de pesquisa?”.

Foto do Usuário Joao Leonardo Angeleti Souza 09-02-2021 09:50:35

O tema proposto é muito interessante e também relevante. O artigo, todavia, comporta algumas melhorias substanciais e outras formais. A escrita precisa ser aprimorada. Os parágrafos do texto são excessivamente pequenos, alguns com apenas uma frase, denotando ausência de desenvolvimento de conteúdo além de não favorecer a fluidez da leitura. Ademais, há diversas partes do texto que não observaram adequadamente as regras da ABNT (sugere-se que sejam verificadas especialmente as seguintes: ABNT-NBR-6022-publicacao-periodica-cientifica / ABNT-NBR-6023-referencias / ABNT-NBR-10520-citacoes). Constata-se que foram utilizadas pouquíssimas referências mais recentes (apenas três dos últimos cinco anos, sendo essas apenas de 2016). A princípio, as obras mais antigas utilizadas não são obras clássicas ou referências de elevado impacto que justificassem sua utilização. Ainda nesse ponto, foi referenciada, no trabalho, a versão de 2005 do Manual de Oslo (Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation), sendo que aparentemente houve novas versões com atualizações. Vide a versão 2018 (https://www.oecd.org/science/oslo-manual-2018-9789264304604-en.htm). No método, inicia por indicar um objetivo que antes não havia sido exposto nos mesmos termos: “Com o objetivo de mapear e analisar o cenário da produção cientifica sobre o debate da inovação no setor público nos periódicos internacionais no período de 1979 a 2020”. Essa delimitação temporal foi um objetivo desejado ou, na verdade, apenas corresponde ao que foi encontrado na pesquisa bibliográfica? A rigor, o paper não consegue identificar as principais lacunas teóricas e empíricas a respeito, ao contrário do que se propõe realizar. Quando à análise de conteúdo, informada na metodologia, foi realizada apenas em relação aos três artigos mais citados? Poderia ser excluída a referência a essa técnica de análise de dados ou, então, deverá ser mais explicitada e realizada com algum grau de profundidade. Um ponto muito relevante que poderia ser aprimorado diz respeito à própria pesquisa na base Web of Science. O trabalho informa que utilizou uma a string (TÓPICO: (''Innovation in the public sector'') OR TÓPICO: (''innovation in government'') OR TÓPICO: (''Open innovation in the public sector'') que retornou com 247 documentos. Sugiro utilizar operadores booleanos e excluir termos não essências na busca. Por exemplo: ''Innovation'' AND (''public sector'' OR “government”) retornou com 14.607 resultados em busca realizada em 01/08/2020 na mesma base. Os comentários realizados, respeitosamente, foram com o intuito de colaborar para aprimoramento das atividades de pesquisa (o que pode ser feito antes da apresentação no próprio evento) e também desejando que os autores alcancem muito sucesso no percurso científico.

Foto do Usuário Rafaela Da Costa Siqueira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bem elaborado, com um tema relevante mas com necessidades de alguns pequenos ajustes. Sugiro aprofundar a revisão de literatura, melhorando assim a revisão ortográfica e a formatação de acordo com as normas da ABNT, assim como selecionar material teórico mais atualizado. Deixo a pergunta: Indicar estudos mais atuais para a revisão de literatura pode influenciar positivamente ou negativamente na apresentação dos resultados deste estudo?

Foto do Usuário Aretuza Alves Marcório 09-02-2021 09:50:35

O trabalho se propõe a um estudo importante sobre a temática e tem uma proposta bastante válida, no entanto não consegue elucidar na sua execução o objetivo proposto. A pergunta de investigação não é clara e concisa. Páginas não estão enumeradas e autores não estão identificados no artigo. A revisão de literatura é breve e simplificada, mas cumpre sua função. Os resultados foram tratados de forma muito suscinta e superficial, não sendo possível estabelecer relação do objetivo e resposta da pergunta de investigação. Pergunta para os autores: Foi dito no Resumo que foram identificadas lacunas (a) processo de inovação (b) indutores e barreiras....etc., no entanto estes elementos não estão presentes na Análise dos Resultados tão pouco são citados nas considerações finais. Desta forma como se chegou a inferência destas lacunas como temas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.