ICMS ECOLÓGICO E INVESTIMENTO PÚBLICO EM GESTÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES DA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL COM MAIOR INVESTIMENTO NO PERÍODO DE 2009 A 2018

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 305


Certificado de publicação:
Certificado de José Ricardo Maia de Siqueira
Certificado de José Ricardo Maia de Siqueira
Certificado de Yuri Fernandes Da Cruz
Certificado de Yuri Fernandes Da Cruz

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Ricardo Maia De Siqueira , Yuri Fernandes Da Cruz

ABSTRACT
Nas últimas décadas a preocupação com a questão ambiental tem sido uma constante em vários segmentos da sociedade. A discussão é ampla, envolvendo debates sobre a biodiversidade, a poluição, a chuva ácida, a camada de ozônio, a desertificação e o aquecimento global, entre outras inúmeras questões significativas. Obviamente, o Estado tem um papel de fundamental importância tanto nas discussões quanto nas ações mitigadoras das consequências da atividade econômica. Um dos instrumentos disponíveis no arsenal governamental é o ICMS Ecológico, que serve como critério para distribuição do imposto arrecadado nos entes da federação. No Rio de Janeiro, o ICMS Ecológico é calculado em função, dentre outros critérios, das unidades de conservação, dada a importância das florestas pelo seu valor intrínseco e pelos serviços prestados à humanidade. Dentre os serviços ambientais prestados pelas matas encontra-se seu papel regulador no ciclo hidrológico, o que se mostra de fundamental importância em um estado que tem apenas um grande curso de água natural: o rio Paraíba do Sul. Essa característica faz com que este rio seja considerado estratégico para o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Dadas tais considerações, esse artigo tem como objetivo avaliar a evolução das despesas em Gestão Ambiental dos municípios do estado do Rio de Janeiro, localizados na bacia do Rio Paraíba do Sul, tendo em vista a introdução do critério ambiental no rateio do ICMS Ecológico e a importância das matas para a preservação desta bacia hidrográfica. Dentre as descobertas desta pesquisa constatou-se a existência de um fluxo irregular dos recursos destinados à gestão ambiental e de uma baixa transparência com relação às ações municipais relacionadas às unidades de conservação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valtuir Soares Filho 09-02-2021 09:50:35

O trabalho cumpriu os procedimentos elencados pelo comitê, e traz considerações importantes para a temática do ICMS ecológico.

Foto do Usuário Leonilda Mascarenhas 09-02-2021 09:50:35

Estudo relevante sobre temática que aborda assuntos tais como Direito Ambiental Tributário e extrafiscalidade bem como políticas públicas ambientais. A atualidade do tema reflete uma necessidade de transparência no orçamento e gastos públicos na área. Todos os aspectos foram bem delineados e abordados no decorrer do artigo.

Foto do Usuário Antonio Ritter 09-02-2021 09:50:35

SUGESTÃO: Em estudo complementar levar em consideração apenas as áreas da UCs municipais, visto que as demais (federais e estaduais) não são geridas pelos agentes públicos locais. PERGUNTA: Diante dos indicadores da pesquisa, qual é a proposição para a melhoria da gestão das UCs municipais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.