EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ENDIVIDAMENTO: um estudo na Região Metropolitana do Vale do Itajaí/SC

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 324


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Belli Kraus , Darlei Schmitz

ABSTRACT
O baixo nível de educação financeira brasileira é um dos motivos do alto índice de endividamento da população. Neste contexto, o presente estudo buscou verificar a correlação entre a educação financeira e o endividamento das pessoas por meio de suas características sociodemográficas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva de abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi aplicado com residentes da região Metropolitana do Vale do Itajaí (Santa Catarina), de forma online pelo Google Formulários, o questionário foi do survey, estruturado e autopreenchível. A coleta resultou em 177 questionários válidos. Para a análise dos resultados, foram aplicadas análises descritivas e a técnica de Correlação de Spearman. Os resultados apontaram que o estado civil dos respondentes possui correlação pequena, mas definida com a dimensão conversa com a família, a Renda dos participantes apresentou correlações leves, quase imperceptíveis com as três dimensões que envolvem a educação financeira (Conversa com a Família; Conhecimento; Economia), e, por fim, quando se trata de endividamento, o índice mais significante foi correlacionado com a idade, apresentando uma correlação leve quase imperceptível.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Taylor Oliveira Fidelis 09-02-2021 09:50:35

- Texto muito bem escrito; -Boa discussão dos resultaods encontrados;

Foto do Usuário Paulo Cristiano Kovalski 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e o texto está bem escrito. O que melhoria muito o trabalho seria a representação gráfica dos resultados. Facilitaria a visualização e entendimento rápido.

Foto do Usuário Janaina Da Silva Neto Chaves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem construído e formatado. Como sugestão: Na análise dos resultados, poderiam ser inseridos gráficos ou tabelas, pois existem dados consistentes para isso. No mais, parabéns pelo artigo.

Foto do Usuário Fernanda Maciel Peixoto 09-02-2021 09:50:35

Faltou explicação teórica descrevendo a importância de cada uma das características sociodemográficas escolhidas para o questionário (idade, estado civil e renda), e sua relação com o endividamento e a educação financeira.

Foto do Usuário Eryka Fernanda Miranda Sobral 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem um objetivo bem definido e responde ao que se propõe.

Foto do Usuário José Victor De Pina Corriça 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito. Como sugestão, concita-se a confecção de gráficos auxiliando na apresentação dos valores e porcentagens especificados neste trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.