AS ECONOMIAS GLOBAIS NOS RANKINGS DE COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 563


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andrei Giovani Maia , Elaine Ferreira , Geferson Gustavo Wagner Mota Da Silva , Luana Paola Bernardi

ABSTRACT
Diversos estudos apontam a sustentabilidade como uma forma de superar os possíveis problemas socioambientais gerados pelas economias competitivas (capitalistas) a partir do século XX. Conforme a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD (1988), a sustentabilidade surge como uma alternativa de desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso e ecologicamente correto. Não obstante, os debates sobre os impactos negativos da racionalidade produtiva capitalista no ambiente social e natural, permeiam os estudos da sustentabilidade. Diante disso, este artigo tem por objetivo analisar, de forma comparativa, as posições globais das economias competitivas nos rankings de sustentabilidade. Metodologicamente, foram adotados procedimentos estatísticos que contribuíram para a análise comparativa das posições de cada economia competitiva com suas posições nos índices de sustentabilidade. Para tais análises foram utilizados três índices de 2018: um de competitividade denominado World Competitiveness Ranking (WCR) do IMD e dois de sustentabilidade, o Environmental Performance Index (EPI) e o Sustainable Development Goals (SDG). Como resultado, as análises de posições nos rankings globais mostraram que as economias mais competitivas também se posicionam entre as mais sustentáveis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valtuir Soares Filho 09-02-2021 09:50:35

O trabalho atingiu o seu objetivo e está dentro do escopo da área temática. Trás provocações e dados importantes no que tange a competitividade e a capacidade de sustentabilidade.

O trabalho faz um levantamento de informações disponíveis sobre rankings globais e cumpre os objetivos.

Foto do Usuário Ana Jussara Silva Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Muito boa a organização, leitura e apresentação do artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.