PROCESSOS, PRÁTICAS E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE STARTUPS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 303


Certificado de publicação:
Certificado de Tamires Silva da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Piovesan Rossato , Tamires Silva Da Silva , Marta Olivia Rovedder De Oliveira , Roberto Schoproni Bichueti

ABSTRACT
O objetivo desse trabalho consiste em compreender o desenvolvimento dos processos e práticas em uso em startups e analisar sua competitividade com base na visão baseada em recursos (RBV). Destaca-se que a natureza do trabalho é qualitativa utilizando-se de entrevistas em profundidade com um roteiro semiestruturado. Os resultados da pesquisa evidenciam que as empresas analisadas sofreram várias mudanças durante o processo de formulação do serviço, o que se deve em grande parte ao acompanhamento do mercado, realizado pelas mesmas. Da mesma forma, se identificou o papel da incubadora, enquanto intermediária no compartilhamento de experiências e conhecimentos das empresas incubadas. Ademais, foi identificada a relevância do recurso pessoas na competitividade das startups, representando recursos valiosos para as três empresas entrevistadas e recursos insubstituíveis para as startups 2 e 3. Além disso, foi possível estabelecer relações entre a literatura de negócios e o contexto organizacional das startups investigadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho muito relevante para o contexto das startups. Bem escrito, com autores seminais e discussão dos dados com uma profundidade bacana.

Foto do Usuário Luciana Alves Rodas Vera 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito. Tem temática bastante atual, relevante e de interesse para o mercado e para a academia. Em relação à revisão de literatura, os autores citam referências importantes para a temática das startups, mas poderiam ter explorado também referências internacionais de artigos publicados nos últimos cinco anos. Boa descrição da metodologia. Os achados do estudo foram bem discutidos. Poderiam apenas ter articulado mais estes resultados com a literatura.

Foto do Usuário Gustavo Do Sacramento Albertino 09-02-2021 09:50:35

Startups estão em alta no mundo inteiro, as pessoas estão conseguindo criar e inovar de maneira diferente do que antes, isso permite que novos talentos, tipos de comercialização de bens e serviços sejam feitos. Tema bastante atual.

Foto do Usuário Leonardo Fabris Lugoboni 09-02-2021 09:50:35

Poderia discutir mais os achados com a teoria na análise de dados. Sugiro um detalhamento maior da metodologia. Sobretudo como foram coletados e analisados os dados Sugiro também enfatizar as contribuições teóricas e gerenciais do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.