GAME ALL CONNECTED: A GAMIFICAÇÃO APLICADA NO ENGAJAMENTO DOS TIMES ESTRATÉGICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL COM FOCO NO ALCANCE DAS METAS DE UMA MARCA
AUTORIA
Douglas De Moura
ABSTRACT
A gamificação tem ganhado espaço nos últimos anos nas grandes empresas nacionais e multinacionais, pois engloba atividades como: gerenciamento dos projetos; recrutamento e seleção; ampliação e difusão do “credo” da empresa; estratégias de marketing; engajamento multidisciplinar entre tantos outros. Pensando no engajamento multidisciplinar como fator chave para alcançar as metas de uma marca, este artigo analisa como a gamificação associada ao Design Sprint pode contribuir para o engajamento dos times estratégicos em uma organização multinacional focado no alcance da meta de uma marca no mercado de Over the counter por meio da competitividade e também do mapeamento mais assertivo e claro das estratégias ao longo de um ano. Logo, o design Sprint foi usado como propulsor para o mapeamento das atividades mais estratégicas entre as áreas e trouxe sinergia entre os times participantes, pois as atividades mensais selecionadas estavam interligadas entre si e apresentavam o mesmo direcional para o alcance da meta de Market share em valor proposto pelo Board da empresa e somente depois desse mapeamento das atividades foi inserido a gamificação como forma de gerar uma competitividade saudável sendo representada por um tabuleiro dinâmico com pontuações e classificações mensais e esse jogo criado maximizou a interação entre os times estratégicos e promoveu uma visão holística, mais integrativa e assertiva. Como resultado percebeu-se que essas técnicas trazem clareza nas atividades e maior foco nos desafios de cada área participante. O uso da gamificação contribui para uma alta sinergia entre os times, gerou competitividade com um alto nível de entrega das atividades e impulsionou a marca no mercado. PALAVRAS CHAVE: Gamificação, Design Sprint, Jogos, engajamento, performance.
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