A CULTURA ORGANIZACIONAL IDENTIFICADA ATRAVÉS DOS VALORES E DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 360


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel

ABSTRACT
O presente trabalho visa identificar a cultura organizacional por meio dos valores e das práticas organizacionais, na percepção gerencial, onde os entrevistados são gerentes do Pittsburg, sediado na cidade de Natal/RN. Para tanto foi aplicado o instrumento de pesquisa denominado IBACO, em sua versão reduzida com 30 questões. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa e descritiva. Os resultados indicaram que o valor satisfação e bem-estar dos funcionários e a prática de integração externa, foram percebidos como fortes e os mais presentes na empresa. Os demais fatores se apresentaram de forma moderada. Espera-se que outros estudos em outras áreas de gestão da empresa sejam realizados, com método qualitativo, cargos diferentes, para que se possam conhecer outras culturas existentes

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jhony Pereira Moraes 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pelo trabalho apresentado. Algumas considerações que considero que podem contribuir para uma futura publicação: a quantidade de participantes não sustenta uma pesquisa quantitativa, sugiro percorrer/complementar com entrevistas em profundidade e classificar como pesquisa mista; sugiro revisar o aporte teórico de práticas, pois existem diferentes arcabouços teóricos que poderiam dar melhor sustentação, tais como a teoria baseada em práticas (learning in practices); as análises devem ser melhor aprofundadas, pois estão muito superficiais; o referencial teórico sobre cultura organizacional precisa ser revisto e melhor apresentado (conceitos, características e interlocuções)

Foto do Usuário Deniz Helena Pereira Abreu 09-02-2021 09:50:35

Para a fundamentação teórica poderia ter sido contemplada a leitura de autores e publicações mais recentes. Recomendo também melhor encadeamento da ''Análise de resultados, conhecendo a cultura organizacional e considerações finais''. Sugiro também revisão ortográfica de todo o texto.

Foto do Usuário Deise Luciane Gervasio Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema de suma importância, pois toda organização possui a sua cultura e precisa analisar como a mesma está para melhorar alguns pontos e verificar oque está de acordo. Minha sugestão seria ampliar a pesquisa para todos os envolvidos podendo assim analisar o ponto de vista dos gerente e dos funciot com relação a este tema.

Foto do Usuário Fabio Rios Kwecko 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema pertinente e relevante. Na fundamentação teórica, revisar e aprofundar o aporte teórico com uma atualização bibliográficas. Ampliar a profundidade de análise dos instrumentos metodológicos. Revisão ortográfica no texto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.