ORÇAMENTO PARTICIPATIVO MUNICIPAL E IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 274


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriano Augusto De Souza

ABSTRACT
A pesquisa teve como finalidade conhecer o interesse dos cidadãos no processo do orçamento participativo, se existe a consciência da população sobre o conhecimento coletivo e o que ele pode influenciar para o desenvolvimento e melhoria das condições de qualidade de vida dos munícipes. O orçamento participativo contribui para o resgate do valor da cidadania, que, com a união dos cidadãos, pode desempenhar um papel importante no processo de construção desta ferramenta em conjunto com o governo local no estabelecimento das prioridades e na destinação dos recursos públicos. Para isso, surgiu a necessidade de conhecer o interesse dos cidadãos em fazer parte da elaboração do orçamento participativo e como este nível de interesse influencia para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários respondidos pelos moradores dos bairros Jardim Europa, Jardim Ferrari e Parque São Jorge do município de Itapeva-SP. Os resultados obtidos mostram que os cidadãos conhecem o orçamento participativo, porém este interesse está abaixo do esperado. É significativa a parte da população investigada que não participa e desconhece as ferramentas do planejamento adotadas pela Administração Pública Municipal. Os participantes da pesquisa consideram que o Poder Público utiliza poucos mecanismos que promova a participação popular no processo de implantação do orçamento participativo. Isto pode ocorrer com atitudes para tornar as ferramentas do planejamento acessíveis numa linguagem clara e fácil, com o auxílio das tecnologias a fim de promover a conscientização, a participação e o interesse da população.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Victor Braz Reis 09-02-2021 09:50:35

Dar mais destaque a importância da tecnologia na Administração Pública, expondo outras alternativas além daquelas utilizadas e da necessidade de investimento. Então, pergunta-se: por que o texto apenas nos mostra a tecnologia na Administração Pública, ao invés de enfatizar sua importância, mostrando os resultados que podemos obter quando nela é investida?

Foto do Usuário Pedro Felipe Jacyntho Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Texto bem organizado e de fácil compreensão. Os Resultados precisam de um maior aprofundamento, com uma amostragem maior e com seleção de uma diversidade de perfis selecionados estrategicamente para aumentar o grau de confiabilidade e não deixar margem para que a interpretação entenda que os resultados podem estar ligados ao acaso. Os resultados são bem discutidos, porém seria pertinente uma abertura de espaço para uma continuidade de avanço do tema em estudos futuros.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.