SUSTENTABILIDADE NA PÓS-MODERNIDADE: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL OU ESTRATÉGIA DE MERCADO?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 295


Certificado de publicação:
Certificado de LEANDRO FÉLIX VIEIRA
Certificado de LEANDRO FÉLIX VIEIRA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leandro Félix Vieira , Edson Trajano Vieira , Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira , Moacir José Dos Santos

ABSTRACT
O tema é “Sustentabilidade na pós-modernidade e seu foco versa a respeito da consciência ambiental ou estratégia de mercado, destaca as vantagens de práticas sustentáveis na redução de impactos ao meio ambiente promovem as empresas, a promoção de consumo consciente de recursos naturais e responsabilidade social corporativa como estratégia, a forma de inovação e aumento da competitividade no mercado perante seus consumidores. O objetivo geral é destacar as principais vantagens e desafios de implementar uma cultura direcionada aos liames da pós-modernidade, e para atingi-lo cabe conceituar sustentabilidade nas organizações e responsabilidade social; Ressaltar os principais conceitos de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade; Analisar operacionalização da imagem das organizações; Destacar as principais vantagens e desafios de implantar uma cultura direcionada a sustentabilidade pós-moderna, como estratégia de crescimento. Presume-se que não se trata apenas de obter lucros, mas contribuir para através de práticas éticas, cujas principais vantagens de se implementar uma gestão sustentável são o desempenho financeiro, melhorias na gestão, estimulo a inovação e apoio dos stakeholders em processos e entre os desafios, são as dificuldades de implementar esse modelo uma vez que depende da maturidade organizacional e o preparo dos recursos humanos para as mudanças necessárias na empresa pós-moderna.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Claudia Regina Bruni Sigrist 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema relevante e atual, a Sustentabilidade corrobora com as intenções da população para um mundo melhor e contribui bastante para o programa. O objetivo é claro quanto ao destaque das vantagens e desafios a implementação da cultura. Diante desse cenário, qual as sugestão para uma melhor conscientização a população pós-moderna?

Foto do Usuário Juliana Bárbara Moraes 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui tema relevante e contemporâneo. Em relação ao objetivo do estudo, este está voltado a destacar vantagens e desafios ao se implantar uma cultura voltada à sustentabilidade e responsabilidade social. Neste sentido, questiona-se: na sua opinião, como os resultados desta pesquisa poderiam contribuir para novos estudos acerca do tema em questão?

Foto do Usuário Valtuir Soares Filho 09-02-2021 09:50:35

Sugere-se trabalhar os resultados em forma de gráficos, clusters ou nuvens de palavras para evidenciar com clareza as respostas.

Percebe-se que a consciência ambiental corporativa se apresenta ainda como um obrigação do que uma postura ética. Acima de tudo, as políticas voltadas para o meio ambiente e sua conservação, devem ser estimuladas no ambiente da própria organização através da preocupação do bem comum e de atitudes sustentáveis. Acredita-se que o equilíbrio entre os resultados institucionais e postura ética ambiental deve ser buscado. Sugere-se ao autor que traga exemplo de empresas (estudo de caso), que lançam-se neste desafio. Como o autor percebe a tentativa desse equilíbrio por parte das empresas?

Foto do Usuário Willyane Freire Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem estruturado, todavia, a parte dos resultados poderia explorada melhor visualmente.

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

A temática trazida pelo artigo é atual e importante a todos os setores empresariais e públicos, pois até mesmo prefeituras, por exemplo, são cobradas por atuações no setor ambiental (com repercussões em suas imagens). Sugestão: itens como o 2.1.4 poderiam ser deslocados para Resultados e Discussões para enriquecerem esta seção. Pergunta: como subproduto das organizações, a questão ambiental tem sido bem aproveitada para melhorias na imagem das instituições?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.