Efeito da aplicação de silício no desenvolvimento de Spodoptera frugiperda em plantas de milho.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 205


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tiago Jorge De Araujo Barbosa , Allan José Dos Santos Oliveira , André Sueldo Tavares De Lima

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de silício, aplicados via solo, sobre o desenvolvimento biológico de Spodoptera frugiperda, em laboratório. Foram utilizados cinco tratamentos, sendo diferentes doses de silício em ton.ha-1 de SiO2 (0,0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0), divididos em duas aplicações. No laboratório, avaliou-se a duração das fases larval e pupal, peso e comprimento das lagartas no 6º ínstar e peso das pupas 24h após a transformação das lagartas. Na ocasião, utilizaram-se seções foliares destacadas de plantas de milho dos diferentes tratamentos provenientes do cultivo em casa-de-vegetação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e 15 repetições. Pelos resultados pode-se concluir que todos os tratamentos que receberam silício interferiram no peso e comprimento de lagartas de S. frugiperda no máximo desenvolvimento, porém não interferiu no número de ínstares e nem na duração da fase larval e pupal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Gomes Lima 09-02-2021 09:50:35

Bom o trabalho, senti falta da fonte de silício utilizada. E qual o custo desta fonte.

Foto do Usuário Juliana Olivia Nicolao 09-02-2021 09:50:35

A equipe do projeto vê perspectivas aplicadas da utilização desta tecnologia em campo? Se sim, quais formas seriam as melhores?

Foto do Usuário Wellington Ribeiro Souza 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito relevante, principalmente no atual cenário em que a agricultura vive, uma sugestão, poderiam testar além de seções foliares de milho, poderiam também fazer com soja Bt e não Bt, até porque tem-se encontrado muitas Spodoptera frugiperda em soja.

Foto do Usuário Danilo Pezzoto De Lima 09-02-2021 09:50:35

O presente trabalho possui uma leitura muito clara e objetiva, além de utilizar um tema pouco abordado, porém ficou em falta detalhar os resultados da análise de solo, já que parti de um trabalho que estuda o efeito do silício.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.