Potencial nutricional do solo afetado pelo rompimento da barragem de Fundão para agricultura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 244


Certificado de participação:
Certificado de Bárbara Dias Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bárbara Dias Araújo , Yumi Oki , Renata A. Maia , Daniel Negreiros , Igor R. Assis , Geraldo W. Fernandes

ABSTRACT
O rompimento da barragem de Fundão, Mariana, MG, despejou uma grande quantidade de rejeito no Rio Doce, acarretando em modificações nas propriedades físico-químicas e biológicas do solo. O trabalho avaliou o efeito do solo contaminado com rejeito do distrito de Antônio Pereira (Ouro Preto, MG) no desenvolvimento e nutrientes do rabanete (Raphanus sativus). Os rabanetes apresentaram menor biomassa (aérea, radicular e total) e valor nutricional, os tubérculos apresentaram uma altíssima concentração de ferro (Fe, 25,4 mg/g) capaz de trazer severos danos para saúde humana. Conclui-se que o solo contaminado com rejeito Antônio Pereira não é ideal para cultivo e consumo de rabanete. 
Palavras-chave: Desenvolvimento Vegetal; Nutrientes do Solo; Rabanete; Rejeito

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessantíssiomo sobre o impacto desses rejeitos na qualidade nutricional e nos teores de elementos contaminantes desse solo. não apenas verificando os atributos do solo, mas seu impacto na produção, no caso do Rabanete. Só achei que o título deveria ser mais direcionado para o Rabanete ou algo do tipo.

Foto do Usuário Aline Alves Amaral 09-02-2021 09:50:35

O tema é de suma importância, o presente trabalho apresenta estudos bem elaborados relacionados a fertilidade do solo após o rompimento da barragem de Fundão e a contaminação do solo com rejeitos em alto teor de ferro. Os resultados apontam para os altos prejuízos que a agricultura da região vem enfrentando após o acidente ambiental em 2015, assim como possíveis problemas futuros para a saúde da população. Muitos estudos ambientais precisam ser feitos nas áreas afetadas pelo rompimento de barragens de rejeitos pensando na recuperação do meio ambiente e retomada da qualidade de vida da população local. Sugestão: Fazer uma pequena alteração no título.

Foto do Usuário Débora Purcina De Moura 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e de grande contribuição. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Felipe Ruan Marinheiro Silva 09-02-2021 09:50:35

Otimo trabalho, oferece aos stakeholders boas informações e análises relevantes. Bem escrito, meus parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.