Desenho de Sistemas de Controle Gerencial em Empresas do Agronegócio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 60


Certificado de publicação:
Certificado de Debora Gomes De Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thaís Pâmela Analise Ferreira , Debora Gomes De Gomes , Alexandre Costa Quintana

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo identificar qual é a estrutura do desenho do sistema de controle gerencial em empresas do agronegócio. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com os gestores responsáveis pelo setor financeiro de três propriedades produtoras de soja, utilizando a análise de conteúdo para examinar os dados. Os resultados demonstram que as propriedades usualmente trabalham com técnicas tradicionais, que a estrutura do desenho do sistema de controle das propriedades rurais possui características das informações agregadas, integradas, com baixo nível de custo de obtenção, escopo e tempestividade amplos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alex Fabiano Bertollo Santana 05-11-2024 17:40:48

Parabéns pela pesquisa, uma excelente contribuição relacionado ao sistemas de controle gerencial aplicado no agronegócio. O artigo esta de acordo com as normas (formatado), referencial bibliográfico atualizado, na metodologia poderiam explorar um pouco mais (analise qualitativa) e as análises foram robustas. Como contribuição futura, aumentar a amostra e agregar análises quantitativas. Parabéns novamente.

Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 26-11-2024 19:37:16

O estudo ''Desenho de Sistemas de Controle Gerencial em Empresas do Agronegócio'', de Thaís Pâmela Analise Ferreira, Débora Gomes De Gomes, e Alexandre Costa Quintana (2024), teve como objetivo identificar a estrutura do desenho do sistema de controle gerencial em empresas do agronegócio, especificamente em propriedades produtoras de soja. A metodologia utilizada envolveu entrevistas com gestores responsáveis pelo setor financeiro de três propriedades produtoras de soja. Para a análise dos dados coletados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que as propriedades estudadas costumam adotar técnicas tradicionais para o controle gerencial. A estrutura do desenho do sistema de controle nessas propriedades rurais apresenta características de informações agregadas e integradas, com baixo custo de obtenção, amplo escopo e alta tempestividade. Essas características sugerem que o sistema de controle gerencial implementado nas propriedades é eficiente no gerenciamento de recursos, mas com ênfase em práticas já consolidadas no agronegócio, sem adotar sistemas mais avançados ou complexos. O estudo contribui para a compreensão da gestão financeira no agronegócio, fornecendo insights sobre os sistemas de controle utilizados, e também aponta para a necessidade de adaptação ou modernização desses sistemas, a fim de melhorar a eficiência operacional no setor. Referências FERREIRA, T. P. A.; GOMES, D. G.; QUINTANA, A. C. Desenho de Sistemas de Controle Gerencial em Empresas do Agronegócio. Journal of Business Management, 2024. MARTINS, R. G.; SILVA, L. P. Sistemas de Controle Gerencial no Agronegócio: Uma análise comparativa. Agribusiness Review, 2023.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.