ALTURA DE DESFOLHA E PROPORÇÕES DE AVEIA E AZEVÉM PARA MAXIMIZAR O RENDIMENTO DE FORRAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 218


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Trybek , Henrique Ducheiko , Kauanna Trindade Vieira Riberski

ABSTRACT
A altura de desfolha é um fator crítico com influência direta sobra quantidade e qualidade do material cortado e o ajuste de corte de acordo com as necessidades específicas da planta e do manejo pode maximizar a produtividade e sustentabilidade do pasto. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de forragem em função da altura de desfolha das plantas em diferentes proporções na semeadura. O experimento foi conduzido em esquema fatorial 5 × 2 em blocos casualizados (n = 3).  Os fatores foram: i) proporção de aveia e azevém nos níveis percentuais 0:100 (P0), 25:75 (P25), 50:50 (P50), 75:25 (P75), 100:0 (P100) definidos a partir das densidades de 100 e 30 kg ha-1, respectivamente, e; ii) altura de desfolha nos níveis moderado (20 cm do solo) e intensivo (10 cm do solo). A produção de forragem foi avaliada pela determinação da biomassa preliminar (corte anterior a introdução do fator altura), acumulada (somatório de cortes quinzenais na altura de avaliação) e residual. Em cada evento de amostragem a biomassa superior a altura de desfolha foi recolhida e seca em estufa de circulação forçada (45ºC) por 72 horas para determinação da massa seca (MS). A produção de biomassa foi afetada (p<0,05) pelos fatores isolados em avaliação. A desfolha moderada foi superior a intensiva no acúmulo forragem em aproximadamente 10 kg MS ha-1 dia-1 com ganhos produtivos de 0,55-0,59 Mg ha-1 na biomassa acumulada e total. Ainda, tratamentos com alguma proporção de azevém apresentaram as maiores taxas de acúmulo diário (53 kg MS ha-1 dia-1) gerando incrementos médios de 37-57% na produção total e acumulada em relação a aveia solteira (P100). Nas condições regionais avaliadas a produção de biomassa pode ser incrementada pela gestão da pastagem em altura moderada ou pelo cultivo de azevém puro ou associado a aveia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Ruiz Favaro 12-07-2024 14:32:01

O trabalho está bem escrito, facilitou a leitura e o entendimento dos dados. Poderia ter demonstrado brevemente dados meteorológicos do período de avaliação (temperaturas mínimas, ocorrência de geadas). O clima de cada ano pode influenciar diretamente na produção de forragens, como minimizar esses efeitos no campo em casos de secas, chuva em excesso ou temperaturas elevadas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.