Controle da Vazão de Gotejadores Por Meio do Tempo Ativo de Pulsos Elétricos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 105


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thalissa Oliveira Pires Magalhães , Marinaldo Ferreira Pinto , Olívia Da Silva Ribeiro , Júlia Mendes Da Silva , Dinara Grasiela Alves

ABSTRACT
O controle da vazão de gotejadores por meio do tempo ativo de pulsos elétricos tem efeitos positivos na produtividade das culturas e na economia de água, sendo possível a adoção de estratégias de controle que permita melhorar o desempenho desses sistemas, visando a irrigação a taxa variada. O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Hidráulica e Irrigação do Departamento de Engenharia, pertencente ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foram avaliados três emissores: gotejador convencional, autocompensante e microtubos espaguete. Todos os emissores apresentaram resultados satisfatórios, permitindo o controle da vazão por meio do tempo ativo de pulsos elétricos, cuja relação entre o tempo ativo e a vazão equivalente apresentou R²?0,9992. Isso mostra que esses emissores apresentaram desempenho satisfatório na aplicação de água a taxa variada, uma vez que foi possível controlar vazão equivalente dos emissores. Os gotejadores autocompensantes apresentaram melhor resultado por conseguir manter a vazão mesmo que haja alteração na pressão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.