Avaliação das Condições de Fluxo On-Line em Aplicativo de Compras: Um Experimento de Eye-Tracking

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 56


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eduardo Henrique De Borba

ABSTRACT
O fluxo on-line apenas acontece sob um conjunto limitado de condições, e os usuários podem experimentá-lo somente se seus objetivos forem claros, suas habilidades estiverem à altura do que lhe é solicitado e o feedback recebido for imediato. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar elementos condicionantes de fluxo on-line em um aplicativo de compras utilizando o rastreamento ocular em nove usuários, divididos em três faixas etárias (18 a 30 anos; 31 a 49 anos; e 50 anos ou mais). Os resultados evidenciaram que o olhar dos usuários de 18 a 30 anos captam elementos de condição de fluxo mais rapidamente que os outros dois grupos; e que rótulos, títulos e ícones são essenciais para que os usuários possam fluir pelo aplicativo e alcançar seus objetivos. Já a presença feedbacks sensoriais se revelaram como um fator fundamental capaz de chamar a atenção dos usuários, e contribuir para que ele se mantenha no fluxo. Esta pesquisa qualitativa e descritiva contribui para fortalecer a importância dos condicionantes de fluxo on-line, gerar possíveis melhorias em ambientes on-line, além de fornecer contribuição gerencial aos desenvolvedores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 14:13:30

Borba (2023), trabalho bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas e mais atualizadas. Bem selecionada. Pesquisa qualitativa, com aplicação do rastreamento ocular como técnica de coleta dos dados, e mapa do calor como técnica de análise dos dados; com resultados e conclusões relevantes. O eye-tracking é um processo no qual as posições dos olhos e os seus movimentos são capturados em resposta a um estímulo visual (Nielsen e Pernice, 2010). O eye-tracker – dispositivo de pesquisa utilizado – é capaz de seguir o rastro por onde uma pessoa está olhando, e realizar captação dos movimentos oculares. Sua aplicação pode ser vista no contexto de avaliação do comportamento atencional humano. O rastreamento ocular pode ajudar a medir o comportamento de atenção. Além disso, o eye-tracking pode ajudar a observar, analisar e compreender os aspectos cognitivos, atencionais e visuais do desempenho humano. Destaca-se que o eye-tracking tem sido usado para avaliar a usabilidade de equipamentos e sistemas recém-desenvolvidos (Duchowski, 2017). Parabéns aos participantes dessa pesquisa!!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.