LUCRO PRESUMIDO versus LUCRO REAL: ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DO SETOR DE COMBUSTÍVEL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 48


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruno Alves Feitosa , João Daniel Quagliato , Airton Adelar Bauermann , Waggnoor Macieira Kettle , Fabrício Do Nascimento Moreira

ABSTRACT
No atual sistema tributário brasileiro, levando-se em consideração a premissa de que existem no país cerca de noventa e dois tributos regulados pela Legislação Tributária Nacional, torna-se relevante o estudo e compreensão destes, principalmente no âmbito da Pessoa Jurídica. Entre os objetivos, busca-se analisar de forma comparativa a tributação pelo Lucro Real e Lucro Presumido, com enfoque nos tributos Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, visando apresentar a forma menos onerosa de tributação para a empresa com nome fictício de Posto X Comércio de Combustíveis Limitada - LTDA. A abordagem abrange ainda análise documental das demonstrações contábeis fornecidas pela empresa, bem como um estudo de caso, a fim de associar o contexto teórico à realidade empresarial, através dos resultados evidenciados. Os dados analisados correspondem aos relatórios contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, dos anos 2012 e 2013. Para o período estudado, a empresa adotou o regime tributário do Lucro Presumido. Os valores foram apurados e expressos em quadros comparativos, bem como através da Demonstração do Resultado do Exercício; os resultados apontam à conclusão que o regime tributário menos oneroso à empresa é o Lucro Presumido. Ressalta-se que o INSS, ISSQN e outros, não foram considerados por apresentarem características similares nos regimes de tributação analisados, não caracterizando relevância às análises comparativas e resultados presentes neste estudo de caso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 12:24:49

Feitosa et al (2023), trabalho bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas e mais atualizadas. Bem selecionada. Pesquisa aplicada com resultados e conclusões relevantes. Parabéns aos participantes dessa pesquisa!!!

Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 15:09:19

Dei esse parecer técnico de forma breve, em virtude de ser véspera do CONVIBRA 2023, e eu ter um compromisso inaldiável mais tarde. Mas, esse parecer é técnico-científico porque fiz leitura cabal do trabalho, analisando-o teórica, empírica e metodologicamente. Meus dizeres expressam sinteticamente o que eu gostaria de dizer com muitos textos, documentos, links, etc., não deu para fazer isso agora, mas podemos refinar nosso entendimento durante sua apresentação, e após o evento, posso enviar materiais adicionais para complementar meu parecer dado aqui.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.