DIFERENÇAS CULTURAIS APLICADAS AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 57


Certificado de publicação:
Certificado de Américo Da Costa Ramos Filho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Guilherme De Araujo Calheiros , Américo Da Costa Ramos Filho , Lucas Werneck Louzada

ABSTRACT
Contexto: A cultura molda a visão de mundo das pessoas, se destacando entre as variáveis que influenciam o comportamento dos consumidores. Cada país possui uma cultura própria, de modo que indivíduos de nacionalidades diferentes podem associar significados distintos aos mesmos produtos. Objetivo: Identificar e descrever aspectos da influência cultural no comportamento de consumo de estudantes universitários brasileiros e portugueses. Metodologia: Revisão bibliográfica sobre os temas cultura e comportamento do consumidor. Aplicação de um questionário a estudantes de nível superior do Brasil e de Portugal. Resultados: Os brasileiros e portugueses reconhecem benefícios em comum, embora não atribuam os mesmos significados a ele. Impacto/Relevância: As empresas têm interesse em conhecer profundamente o seu público-alvo, para oferecer produtos relevantes e alinhados com os seus valores. Os aspectos culturais devem receber especial atenção, uma vez que ajudam a predeterminar o comportamento dos indivíduos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 13:22:22

Calheiros, Filho e Louzada (2023), trabalho bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas e mais atualizadas. Bem selecionada. Pesquisa aplicada, qualitativa, bibliográfica, com aplicação de questionário; com resultados e conclusões relevantes. Parabéns aos participantes dessa pesquisa!!!

Foto do Usuário Fernanda Sabrina Finardi 05-12-2023 10:47:15

Tema interessante com escolha de produto bem sucedida para promover a comparação entre as duas culturas pois se trata de um produto muito antigo, clássico e comum a ambas. O vinho, como produto repleto de referências e principalmente associado à cultura e ao comportamento destas sociedades, costuma ser oferecido a valores e qualidades diversas, o que permite abraçar amplo grupo de pessoas, constituindo assim, fonte rica de pesquisa sobre comportamento, consumo e sociedade. Parabéns pela pesquisa!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.