Integração Entre Cooperativas de Crédito Singulares e Cooperativa Central: Uma Proposta de Framework

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 63


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Josiani Selau Dos Santos , José Carlos Da Silva Freitas Junior , Fernando Foresti Englert , Isadora Alves Vieira , Gabriel Telles Ramalho

ABSTRACT
Nos últimos anos, houve uma tendência de mudança na legislação, no intuito de orientar as cooperativas independentes, ou seja, que não são vinculadas a uma confederação, central ou sistema, a se integrarem em uma cooperativa central. Esse movimento almeja fortalecer essas cooperativas singulares para que elas possam sobreviver ao competitivo sistema financeiro. Tendo em vista esse cenário e a relevância do tema para o panorama do sistema nacional de crédito cooperativo, o presente estudo contribui não apenas para a comunidade acadêmica, mas também, de forma pragmática, para a sociedade. Sob essa perspectiva, buscou-se entender, por meio da revisão de literatura e de entrevistas aplicadas com especialistas e gestores dessas cooperativas, como ocorre a relação entre as cooperativas singulares e a cooperativa central no processo de integração. É importante ressaltar que a presente dissertação é uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com o método do Design Science Research (DSR). Como resultados, foram analisadas cooperativas singulares de crédito brasileiras que se integraram a um sistema, tornando possível identificar os desafios e as oportunidades que se apresentaram para elas. Além disso, construiu-se um artefato (framework) que serve como uma ferramenta que se propõe a apoiar as cooperativas, guiando passo a passo a execução e a tomada de decisões ao longo dessa complexa mudança que é o processo de integração.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.