O IMPACTO FINANCEIRO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 57


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Thiago Andrade Silva

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos benéficos e/ou onerosos quanto às contribuições previdenciárias após a desoneração da folha de pagamento em uma empresa de construção civil pesada, tendo como parâmetro as mudanças ocorridas na legislação específica através das Leis 12.546/2011 e 12.844/2013. Para tanto, esta pesquisa descritiva, documental e com abordagem qualitativa, realizou um estudo de caso. A avaliação foi feita através da análise dos dados do faturamento, da folha de pagamento e dos valores do INSS, no período de janeiro a dezembro de 2022. Foi utilizado um estudo de caso em uma empresa de construção civil pesada, onde foram abordadas as formas de recolhimento antes e depois da desoneração, e a partir dessas informações elaborou-se um comparativo. Com isso, a equação que parecia ser simples, diminuir a carga tributária pela substituição da alíquota de 20% sobre a folha de pagamento por 4,5% sobre a receita bruta, a título de contribuição previdenciária, conta com variáveis que modificam os resultados, desonerando assim algumas empresas e onerando outras. Os resultados apontam um aumento da Contribuição Previdenciária de R$ 1.286.843,55, o que representa, em termos percentuais, um aumento de 121,63% no recolhimento do período analisado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 12:27:03

Silva (2023), trabalho bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas e mais atualizadas. Bem selecionada. Pesquisa aplicada qualitativa com resultados e conclusões relevantes. Parabéns a você, José, por essa pesquisa!!!

Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 15:10:09

Dei esse parecer técnico de forma breve, em virtude de ser véspera do CONVIBRA 2023, e eu ter um compromisso inaldiável mais tarde. Mas, esse parecer é técnico-científico porque fiz leitura cabal do trabalho, analisando-o teórica, empírica e metodologicamente. Meus dizeres expressam sinteticamente o que eu gostaria de dizer com muitos textos, documentos, links, etc., não deu para fazer isso agora, mas podemos refinar nosso entendimento durante sua apresentação, e após o evento, posso enviar materiais adicionais para complementar meu parecer dado aqui.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.