DECISÕES DE INVESTIMENTOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE MURIAÉ-MG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 79


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Moreira Bagri , Allaf Vasconcelos Andrade , Robson Botelho Souza Filho , Júlia Alves E Souza

ABSTRACT
A presente pesquisa tem o objetivo de investigar algumas práticas das micro e pequenas empresas de Muriaé em relação aos seus investimentos financeiros. Utilizou-se de uma abordagem metodológica descritiva e quantitativa, com a coleta de dados realizada através de um questionário estruturado, dirigido aos gestores desses negócios. No total, foram analisadas 223 organizações, sendo 125 microempresas (ME) e 98 empresas de pequeno porte (EPP). Dentre os resultados obtidos, verificou-se a maioria das empresas mantém reservas financeiras para possíveis adversidades que possam ocorrer. Porém, há 21,5% das empresas que mantém reservas financeiras poucas vezes e 7,2% nunca reservam capital para eventuais imprevistos. Outra conclusão apontada foi a tendência de as empresas realizarem poucas aplicações financeiras para obterem renda passiva. Quando aplicam, parcela considerável dos investimentos é em ativos mais seguros e pouco rentáveis, como a poupança.  As decisões dos investimentos de longo prazo realizados pelas empresas variam conforme o setor e a necessidade que a empresa apresenta. Apenas 6,7% das empresas adotam sempre a prática de fazer previsões financeiras e elaborar orçamentos. A utilização dos indicadores de análise de viabilidade também é baixa, com somente 1,3% das empresas utilizando simultaneamente os indicadores de payback, valor presente líquido e taxa interna de retorno. Por fim, constatou-se que o comércio possui o maior percentual de empresas (55,6%)  que não têm conhecimento dos valores dos indicadores de rentabilidade de seus investimentos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dalilla Alves Colombo 21-11-2023 11:54:00

Felipe e colaboradores, interessantíssimo o trabalho desenvolvido por vocês. Conhecer a realidade das empresas com relação aos seus investimentos nos mostra como é importante a discussão acerca do assunto. Como sugestão de trabalhos futuros, poderia incluir quais os fatores levaram as empresas a adotar tais investimentos ou não adotar investimento algum. Será que é desconhecimento que acaba causando um certo receio ou falta de caixa e planejamento? Ademais, ótimo trabalho e tema abordado. At. te Dalilla.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.