A CONTABILIDADE GERENCIAL E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA TOMADA DE DECISÕES: PESQUISA NA PEQUENA EMPRESA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 74


Certificado de participação:
Certificado de Camila Mujol Brizolla

Certificado de publicação:
Certificado de Camila Mujol Brizolla

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Mujol Brizolla , Fabrício Do Nascimento Moreira , Maiara Talita Krampe Dos Santos , Romário Rufino De Sousa

ABSTRACT
O mundo está sempre em crise, em constante mudança e aperfeiçoamento, a economia não é diferente, o mercado financeiro é constantemente influenciado, as empresas precisam buscar soluções, melhores condições de trabalho, melhor aproveitamento, pois a concorrência existe e pode superar as expectativas, é necessário se destacar neste meio. O presente artigo expõe informações sobre a contabilidade gerencial e sobre o planejamento estratégico e como auxiliam na tomada de decisões nas pequenas empresas de Novo Progresso, especialmente na empresa XP. O presente estudo busca identificar como a contabilidade gerencial e o planejamento tem auxiliado nas decisões dentro da empresa, exemplificar a relevância dos relatórios e demonstrativos fornecidos, e qual seu papel dentro da organização, além de abordar se este trabalho tem sido favorável para seu usuário. Neste artigo foi abordado a história da contabilidade, a contabilidade gerencial, o planejamento estratégico e o processo decisório, além da importância da contabilidade gerencial e do planejamento para a tomada de decisão. Para realização do presente artigo, fez-se uso dos métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, pesquisa de campo e estudo de caso. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lua Syrma Zaniah Santos 20-11-2023 15:25:37

Olá! Parabenizo aos autores pelo objetivo da pesquisa. Em termos de contribuições a serem dadas no intuito de trazer melhoras à pesquisa apresentada, elenco algumas sugestões: * O texto e a redação do trabalho poderia ser melhor revisada, evitando-se expressões com juízo de valor, tais como: ''Sabe-se que na abertura de um negócio, é preciso um investimento, monetário, intelectual, do tempo que o trabalho demanda, o profissional contábil surge como parceiro deste investimento, para auxiliar no retorno positivo esperado. A contabilidade gerencial por mais que esteja em constante crescimento e evolução, já foi criticada pelo fato de ser desnecessária aos olhos dos administradores, mesmo sem formação específica administrar e gerenciar os próprios negócios, tal evolução se dá pela importância desta ferramenta de gestão, a qual este projeto irá constatar, analisar e expor.'' Essa frase, a exemplo de muitas outras ao longo do texto, não referenciou nenhum autor e não trouxe uma linguagem muito adequada para inferências usadas em artigos científicos. As citações precisam ser apresentadas e expressões contendo opiniões ou juízo de valor podem ser excluídas de trabalhos com enfoque científico. * Os autores citam que se trata de um ''estudo de caso'', porém essa metodologia tem uma série de características rígidas de aplicação e principalmente, de aprofundamento metodológico e não se encaixa propriamente ao que foi elaborado. Sugiro substituir por algo do tipo ''o caso da empresa tal...'' e não caracterizar essa pesquisa como um estudo de caso. * A entrevista não foi bem apresentada ao longo do trabalho, trechos poderiam ter sido transcritos. A limitação pelo fato de ter sido feita apenas com um diretor poderia ser ainda mais enfatizada nas conclusões do trabalho. * O texto, em diversos pontos, extrapola o que foi encontrado por meio dessa entrevista feita com apenas um membro de uma única empresa, para a realidade das pequenas empresas de forma geral, o que na minha visão deve ser revisto, pois se trata de uma visão ainda muito específica e restrita e que não poderia ser necessariamente expandido para a realidade de todas as pequenas empresas, por mais que isso possa ser plausível em termos de senso comum. *A seção de ''Referencial Teórico'' poderia ser renomeada para Revisão da Literatura, pois elenca conceitos e contextos e não uma teoria propriamente atrelada ao tema da pesquisa. * Nos resultados, as discussões poderiam ser confrontadas com trabalhos anteriores relacionados ao tema. * Por fim, sugiro que seja apresentada uma justificativa, uma motivação para a realização desse estudo. Por que ele pode ser importante? O que poderia ajudar a responder? Qual a lacuna de literatura pode ser preenchida parcial ou completamente? Qual a sua utilidade e aplicabilidade teórica e/ou prática? Desejo sucesso aos autores na caminhada de pesquisa! Cordialmente,

Trabalho relevante. Parabéns!

Foto do Usuário Jose Thiago Andrade Silva 01-12-2023 00:50:33

Parece ser uma exploração abrangente e relevante sobre a interseção entre a contabilidade gerencial, o planejamento estratégico e as decisões nas pequenas empresas de Novo Progresso, com um foco especial na empresa XP. É notável que você tenha utilizado uma variedade de métodos de pesquisa, incluindo pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, pesquisa de campo e estudo de caso. Essa abordagem diversificada fortalece a credibilidade do seu trabalho e oferece uma compreensão mais abrangente do tópico. Explorar a história da contabilidade, contextualizando-a ao longo do tempo, adiciona uma perspectiva valiosa para os leitores compreenderem a evolução desse campo crucial. Além disso, ao destacar a importância dos relatórios e demonstrativos fornecidos, destaca a relevância prática da contabilidade gerencial e do planejamento estratégico. Como sugestão: Seria interessante saber mais sobre os resultados específicos identificados durante sua pesquisa de campo e estudo de caso, especialmente em relação à empresa XP. Como essas ferramentas estão realmente impactando as decisões e o desempenho da empresa? No geral, parece ser um trabalho abrangente que contribui para a compreensão da aplicação prática da contabilidade gerencial e do planejamento estratégico em um contexto empresarial dinâmico. Parabéns novamente pela pesquisa, e espero que seu trabalho continue a influenciar e inspirar pesquisas futuras nesta área.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.