O PREGÃO ELETRÔNICO: VISÃO DE EMPRESÁRIOS DE NOVO PROGRESSO/PA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 84


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jessica De Almeida Sanabria , Fabrício Do Nascimento Moreira , Maiara Talita Krampe Dos Santos , Rodrigo Silva Cavalcante

ABSTRACT
O pregão eletrônico é o futuro das compras públicas, pois foi instituído com o objetivo de trazer aos participantes maior agilidade, transparência, simplicidade, maior competitividade e redução de tarifas em seus processos, sendo considerado um marco para o atual sistema de licitações, trazendo mudanças significativas que podem viabilizar diversos aspectos da contratação pública, além de oferecer vantagens para micro e pequenas empresas. O objetivo do artigo é entender se na prática, o pregão eletrônico proporciona tudo que se propõe para a administração pública e para as micro e pequenas empresas, tendo como questionamentos: quais as dificuldades, facilidades, vantagens e desvantagens do pregão eletrônico na percepção do micro e pequeno empresário. A importância de favorecer essas empresas se apresenta na relevância de contribuição social e econômica para o país. Diante disso, a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória com estudo de campo onde se fez a aplicação de questionário com questões fechadas e aberta, a investigação também fez uso da estratégia de análise de conteúdo. Os resultados expõem o consenso quanto às vantagens, no que se refere a agilidade, desburocratização, qualidade e quanto à competitividade empresarial proporcionadas da aplicação do pregão na sua forma eletrônica. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Beatriz Catoia Migliatti 16-11-2023 15:51:12

Trabalho interessante por mostrar o ponto de vista dos empresários sobre o processo de pregão. Além disso, ter o comparativo da lei 8.666/93 e da 14.133/21 também contribuiu para complementar o estudo. Os infográficos foram um diferencial para visualizar os dados expostos no trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.