UTILIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM EMPRESAS OPTANTES DO SIMPLES NACIONAL: Percepção dos Empresários de Mossoró/RN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 46


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Assis Monteiro Neto , Paulo César Almeida De Oliveira , Ítalo Carlos Soares Do Nascimento , Brena Samara De Paula , Pablo Marlon Medeiros Da Silva

ABSTRACT
No Brasil, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 54% dos empregos gerados, contribuindo com 27% do produto interno bruto, e apesar de terem um papel fundamental na economia do pais apenas 37,6% delas conseguem sobreviver após cinco anos. Diante disso, a geração e utilização de relatórios contábeis se torna uma ferramenta importante para uma boa gestão de desses negócios. Nesse sentido, esse estudo tem como finalidade analisar a percepção dos empresários mossoroenses sobre as demonstrações contábeis para empresas do simples nacional. Para a realização desse estudo, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, de múltipla escolha e de escala likert de cinco pontos, com afirmação positiva. Os resultados desta pesquisa indicaram que a significativa maioria dos entrevistados tem interesse em utilizar as informações contábeis para tomada de decisão, mas o pouco conhecimento e a demora para receber as demonstrações acabam por prejudicar a utilização dos mesmos, o que demonstra a necessidade de um maior empenho por parte dos profissionais contábeis para atender as demandas das micro e pequenos empresários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 12:45:28

Neto et al (2023), trabalho bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas e mais atualizadas. Bem selecionada. Pesquisa aplicada, bibliográfica e documental, qualitativa,com resultados e conclusões relevantes; aplica questionário fechado. Parabéns a vocês por essa pesquisa!!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.