A APROPRIAÇÃO DA ECONOMIA COMPARTILHADA NO CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PELAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 90


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sergio Silva Dantas , Gabriela Fresneda Da Silva , Ingrid Mayla Dos Santos Sousa , Pedro Henrique De Oliveira Bueno , Gabrielle Santana Penha

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo entender como as gerações X, Y e Baby Boomer se apropriam da economia compartilhada no consumo de produtos e serviços. Modelos de negócios ligados a economia compartilhada vem crescendo todos os dias, ultimamente, os temas de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente vêm em uma crescente, e por isso é importante entender como as diferentes gerações vem lidando com esse tipo de consumo, e se, todas se adaptaram com essa nova forma de consumir. Para entender como essas gerações se apropriam da economia compartilhada foi feita uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, com entrevistados das gerações X, Y e Baby Boomer, totalizando 32 entrevistados. A análise das entrevistas mostrou que, cada geração tem suas particularidades no momento do consumo, como esperado, as gerações X e Y tem uma maior facilidade na utilização de produtos e serviços ligados a economia compartilhada, e que a geração Baby Boomer tem uma maior dificuldade com a utilização de tais produtos e serviços. A análise também mostrou que, indiferentemente da geração, todos foram afetados pela pandemia do COVID-19, por ser uma doença infecciosa, com alto grau de contágio, e isso explica o motivo pelo qual a pandemia mudou a rotina das pessoas em relação a utilização dos produtos e serviços de economia compartilhada.   

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 04-12-2023 15:06:45

Silva et al (2023), seu trabalho, assim como os demais 62 trabalhos para os quais dei um parecer técnico nesse evento foi bem redigido e bem conduzido. Fundamentação teórica coerente e condizente com a literatura científica da temática, e com a realidade observado no mercado. Referências diversificadas, entre clássicas (3) e mais atualizadas (2), porém bem poucas, só 5. Poderi ter sido muito mais (quantidade) e melhor (qualidade) embasada. Pesquisa aplicada, qualitativa, com aplicação de questionário em entrevistas com áudio gravados e transcritos manualmente pelos pesquisadores; com resultados e conclusões relevantes. Parabéns aos participantes dessa pesquisa!!! Informações adicionais: Dei cinco estrelas para todos porque realmente todos os trabalhos mereceram a aprovação por parte das comissões de seleção. E também para servir como incentivo para que todos os pesquisadores, apresentadores, moderadores, organizadores desse evento, continuem a realizá-lo anualmente, 100% online, nesse formato, possibilitanto a submissão, apresentação, publicação de cada vez mais trabalhos, para alavancar a nossa carreira, o progresso científico, tecnológico e social humano.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.