A ERA DA TECNOLOGIA NO ENSINO SOB A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 116


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larize Fernanda Da Cunha Silva , Adriana Martins De Oliveira , Brena Samara De Paula , Pablo Marlon Medeiros Da Silva , Rosângela Queiroz Souza Valdevino

ABSTRACT
O objetivo desse estudo é contribuir a discussão sobre atualizações tecnológica no curso de ciências contábeis e da perspectiva sob a preparação do aluno no decorrer da graduação. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, realizada com a aplicação de questionários 66 alunos matriculados na 5° (quinta) e 8° (oitava) séries em uma instituição de Ensino Superior privada na cidade de Mossoró - RN, com enfoque tanto quantitativo. Os resultados demonstram que 66,70% dos respondentes mencionaram conhecer os módulos integrantes do uso das novas ferramentas digitais, 33,3% julgam não conhecer os módulos das ferramentas digitais e buscaram alguma forma de qualificação com relação ao tema através de palestras, seminários, cursos ou através da graduação. 83% dos respondentes entendem que o ensino na universidade deveria abordar aspectos técnicos/ práticos sobre o assunto e 17% dos respondentes julgam que não necessita de modificação no método abordado nas instituições. Os acadêmicos, na maioria, entendem que o SPED pode contribuir com o profissional de contabilidade, tornando-o peça fundamental no desenvolvimento das informações a serem prestadas ao fisco, sendo que as respostas mostram que a inovação é importante para o fisco, contabilidade ou ambos. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva do discente sob sua atuação na vivência diária de funções contabilistas, para seu desenvolvimento e conhecimento sobre o uso dos módulos digitais, faz necessário práticas e ao mesmo tempo focando sempre no decorrer da sua vivência como discente. Tornando-o peça fundamental no desenvolvimento das informações. Conclui-
se que existe a necessidade de módulos que abordem a práticas que possam contribuir com sua formação, tornando inevitável à inserção desse diálogo no meio universitário tanto como na formação do profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alex Fabiano Bertollo Santana 30-10-2023 10:00:34

Prezados (as), Bem interessante o tema, parabéns pela escolha. Algumas considerações verifiquei no trabalho. Pontos positivos: a) estrutura de acordo com o evento; b) o trabalho apresentou o problema e objetivo; c) as análises foram bem respondidas. Pontos de dúvidas: a) Metodologia não possui nenhum autor citado; b) o tema principal ''a era da tecnologia no ensino'', esperava encontrar quais seriam as tecnologias utilizadas, ou o trabalho seria do SPED? c) Conforme ''implantação de módulos ferramentas digitais na graduação'', quais seriam estes módulos. A pesquisa é muito relevante, aja visto que é necessário que as instituições se adequem a realidade do mercado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.