A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA AUTÊNTICA NO RESULTADO DA EQUIPE NA PERCEPÇÃO DOS LIDERADOS: UM ESTUDO NO SETOR BANCÁRIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 78


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Luiz Batistella Zambonato , José Carlos Da Silva Freitas Junior , Patrícia Martins Fagundes Cabral , Fernando Foresti Englert , Isadora Alves Vieira , Gabriel Telles Ramalho

ABSTRACT
Este estudo visou analisar a influência da liderança autêntica na percepção dos liderados em relação aos resultados da equipe. Partindo do pressuposto de que o líder desempenha um papel mais impactante nas ações de mudança do que outras pessoas, adotou-se o conceito de liderança autêntica definido por autores como Luthans e Avolio (2003), que se baseia em capacidades psicológicas positivas e promove comportamentos autorregulados e autoconsciência tanto em líderes quanto liderados. O método empregado seguiu uma abordagem descritiva, com abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados. Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com Gerentes Regionais, escriturários de equipes com melhores e piores resultados nos últimos quatro semestres. Os dados qualitativos foram analisados utilizando o software NVivo por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram uma concordância entre a liderança preconizada pelo Banco e os princípios da liderança autêntica, com a liderança exercida mostrando ser contingencial, embora com traços autênticos. O estudo propõe melhorias na formação dos líderes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álaze Gabriel Do Breviário 30-11-2023 18:46:44

Zambonato et al (2023), a pesquisa de vocês foi bem conduzida sobre estilos de liderança em um banco específico, setor economicamente estável, socieconomicamente impactante. A literatura científica sobre liderança apresenta vários estilos que podem ser adotados pelos líderes. A mais sofisticada, a meu ver, após mais de 12 anos estudando essa temática, e observando o comportamento de gestores em várias organizações, suas práticas, métodos de gestão, e estilos de liderança, concluí que a Liderança Situacional se insere no cenário socioeconômico contemporâneo mundial como um conjunto de estilos de liderança refinados, amadurecidos, testados por gestores experientes como Kenneth Blanchard, um dos especialistas em liderança mais influentes do mundo, autor da Liderança Situacional, coautor do icônico best-seller O novo Gerente-Minuto e de outros sessenta livros; muitos também campeões de vendas. Suas obras pioneiras foram traduzidas para mais de 27 idiomas e, em 2005, ele foi incluído como membro da Galeria da Fama da Amazon como um dos 25 autores que mais venderam best-sellers de todos os tempos. (www.kenblanchard.com). A liderença, para seu autêntica, precisa ser adaptável, justa e transparente. Como bem entendido e explanado por vocês, a liderança situacional é aquela em que o(s) lídrer(es) adapta(m) seu estilo de liderença à situação e como o nível de maturidade das(os) subordinadas(os) (ZAMBONATO, 2023, p. 5). Os estilos de liderança situacionais são autênticos. A seção Conclusão, pela amplitude e profundidade alcançada deveria ser apropriadamente denominada Conclusões e Considerações Finais, por retoma a temática, a problemática, expõe as principais inferências extraidas com coerência em relação aos resultados produzidos, apresenta adequadamente as contribuições teóricas e empíricas da pesquisa, suas limitações e faz sugestões para pesquisas futuras. Como apontamentos no fito de melhorar essa seção nos próximos trabalhos: extrair as citações, que comumente não são usadas nas conclusões pelos pesquisadores mais experientes da atualidade, nas minhas áreas, que eu conheço; recomenda-se iniciar essa seção retomando o(s) objetivo(s) da pesquisa, e sua(s) questão(ões)-problema, para, em seguida, apresentar o restante dos tópicos aqui apontados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.